Publicado em: 16/05/2014 às 16:10hs
A programação técnica do festival aconteceu na casa de Chá do Asilo Sou Feliz. No primeiro dia, às 15h foi realizado um workshop gastronômico para restaurantes com o tema “Culinária a base de frango”, onde o Chef João Delpupo apresentou aos participantes novas alternativas para o melhor preparo da carne. Já no segundo dia, às 9h foi ministrado um workshop voltado para manipuladores de alimentos das redes de ensino de Marechal Floriano e Domingos Martins trazendo aos participantes novas possibilidades no sentido de agregar mais sabor a carne de frango no momento de seu preparo. O evento também contou com a participação da Engenheira de Alimentos do SEBRAE, Jackeline Costalonga Brezinski que apresentou uma palestra sobre as “Boas práticas na manipulação de alimentos”. Nos dois treinamentos foi dada ênfase no que diz respeito à quebra do mito de que há utilização de hormônios na produção da carne de frango. Ficou esclarecido que genética, nutrição e manejo são os fatores determinantes na produção de aves além do que, de acordo a legislação brasileira, essa prática seria ilegal.
Também no segundo dia, às 11h foi realizado o almoço beneficente na Comunidade Nossa Senhora Auxiliadora em Soído de Baixo. O cardápio era composto por frango com quiabo, frango assado, estrogonofe de frango, frango frito, churrasco de frango além de acompanhamentos diversos. O destaque ficou por conta da presença do Governador do Estado do Espírito Santo, Renato Casagrande e do “Tombo do Frango”, nome dado ao despejo do frango preparado dentro de uma betoneira gastronômica. Cerca de 1.500 pessoas participaram do evento.
O Governador Renato Casagrande falou sobre o incentivo a atividade avícola no interior do Estado. “A política que adotamos para os avicultores é uma política de apoio na geração de emprego e de renda no interior do Estado. Os nossos esforços têm sido voltados à viabilização do melhor abastecimento de milho com o objetivo de favorecer a produção de frango. É muito bom observar o grande número de empregos que tem sido gerados no interior do Estado dando oportunidades as pessoas de permanecerem em seus locais de origem. Também temos investido em programas como o Caminhos do Campo, em energia mais produtiva, telefonia móvel, internet, máquinas, estradas, tudo isso em benefício dos produtores. É notável a grande colaboração da atividade para o desenvolvimento do Estado”, destacou.
O presidente da Associação dos Avicultores do Estado do Espírito Santo – AVES, Oderli Schneider, falou sobre a importância do festival e do trabalho que vem sendo desenvolvido pela Associação. “O festival é muito importante, tanto para divulgação da carne de frango, como também para o fomento da avicultura no Estado do Espírito Santo.
O setor tem crescido muito e certamente será responsável pela geração de muitos postos de trabalho. A AVES tem realizado um trabalho muitas vezes não valorizado pelas pessoas. Muito do que vem sendo feito deve ser atribuído a Associação e sem o seu trabalho forte muitas coisas não estariam da forma que vemos hoje”, afirmou.
O Festival do Frango de Marechal Floriano foi realizado pela Associação dos Avicultores do Estado do Espírito Santo – AVES e pela Comunidade Nossa Senhora Auxiliadora – Soído de Baixo com o patrocínio da Prefeitura Municipal de Marechal Floriano, Prefeitura Municipal de Domingos Martins, SEBRAE, Oi Frango - Domart, Kajory, Uniaves, Proteinorte, ED Frango e com o apoio da Associação Brasileira de Proteína Animal (ABPA).
Fonte: Assessoria de Imprensa Aves
◄ Leia outras notícias