Gestão

Fepagro participa de debate sobre a cultura do milho na Expodireto

Ampliação de área plantada do milho, rotação de culturas e abastecimento de cadeias que dependem diretamente desse grão foram tema de reunião no último dia 10 na Expodireto. O diretor técnico da Fundação Estadual de Pesquisa Agropecuária (Fepagro), Carlos Oliveira, e o pesquisador Zeferino Chielle representaram a instituição


Publicado em: 18/03/2016 às 08:15hs

Fepagro participa de debate sobre a cultura do milho na Expodireto

O encontro, articulado pela Secretaria da Agricultura, Pecuária e Irrigação (Seapi), Secretaria de Desenvolvimento Rural e Cooperativismo (SDR), Associação dos Produtores de Milho do Rio Grande do Sul (Apromilho), Sindicato das Indústrias de Produtores de Suínos (Sips), Associação Gaúcha de Avicultura (Asgav) e Associação de Criadores de Suínos do Rio Grande do Sul (ACSURS), reuniu representantes dos produtores - que buscam o aumento da produtividade - e de setores que dependem do milho, da – avicultura e da suinocultura, além de pesquisadores da área.

O secretário da Agricultura, Pecuária e Irrigação, Ernani Polo, destacou a complexidade do tema, pois engloba desde o mercado e a questão econômica, até o tema da rotação de culturas e abastecimento. Ele adiantou que o assunto seguirá na pauta com a finalidade de encontrar soluções.

Chielle abordou a importância de se avançar na armazenagem de grãos na propriedade. “”Atualmente, contamos no Rio Grande do Sul com cerca de 18% da safra armazenada na propriedade, enquanto nos Estados Unidos e na Argentina os valores alcançam de 30 a 60%”, explicou. Segundo o pesquisador, outro complicador, especificamente, para a cultura do milho, é que este geralmente é colhido com umidade de até 25% e, para a comercialização, o padrão exigido é de umidade máxima de 14%, o que exige qualidade da secagem.

Oliveira reforçou o posicionamento dos demais pesquisadores, para que a produção seja abordada e manejada de forma sistêmica, envolvendo planejamento de médio e longo prazo e rotação de culturas. Os representantes da Fepagro também convidaram os presentes para o Congresso Nacional de Milho e Sorgo que está sendo organizado pela Fundação, pela Emater e Embrapa, e será realizado em setembro, no município de Bento Gonçalves.

Fonte: Fepagro

◄ Leia outras notícias
/* */ --