Gestão

Fazenda Floresta, da JP Agronegócios, sediará Reunião Anual Montana 2014

Evento acontece entre os dias 3 e 5 de junho, em Três Lagoas (MS)


Publicado em: 27/05/2014 às 07:20hs

Fazenda Floresta, da JP Agronegócios, sediará Reunião Anual Montana 2014

A Fazenda Floresta, da JP Agronegócios, será o local de encontro de 12 produtores, e suas equipes, do Composto Montana do Brasil, Uruguai e Paraguai, para a Reunião Anual Montana. O encontro tem o objetivo de reunir criadores para troca de experiências e informações.

Serão dois dias de reunião para discutir as estratégias técnicas e comerciais para 2014 e analisar os resultados obtidos em 2013 e, um dia, 04/06, de visita à fazenda do criador JP Agronegócios, onde serão mostrados lotes de vacas, novilhas prenhes aos 14 meses, bezerros desmamados e touros marcados da safra 12 que serão comercializados neste ano.

Os cerca de 40 participantes do encontro também poderão contar com a presença dos geneticistas da USP Pirassununga, José Bento S. Ferraz e Joanir P. Eler, para análise dos dados da avaliação genética.

“A Reunião Anual do Montana é muito importante para que os rumos do Programa Montana sejam discutidos entre todos os criadores, sempre há muita troca de informações e experiências que agregam conhecimento a todos os envolvidos, buscando a melhoria do rebanho. Será um enorme prazer poder receber os criadores na fazenda e mostrar o trabalho que a JP Agronegócios vêm desenvolvendo com o rebanho Montana”, afirma Laura Berwerth, gerente de Operações Pecuárias da JP Agronegócios.

Em 2014 o Programa Montana celebra 20 anos. Para José Pavan Neto, coordenador de Pecuária da JP Agronegócios, as duas décadas do Composto Montana no Brasil representam o sucesso do projeto de melhoramento genético no País: “A utilização do cruzamento como ferramenta para aumento da produtividade do rebanho nacional obteve relevância pela facilidade de utilização dos touros, sem necessidade de trocar de raça nos cruzamentos seguintes para garantir uma produção de bezerros adaptados e pesados.”

Pavan Neto ainda afirma que os resultados com o Montana têm superado as expectativas da fazenda. “Nesta última estação de monta (2013-2014), emprenhamos 75% das novilhas aos 14 meses em apenas 45 dias. Os bezerros são vendidos com valor agregado na desmama e os machos que não servem como touros são abatidos antes dos 24 meses. Em um cenário em que a pecuária apresenta margens apertadas e custos de produção elevados, essa antecipação de resultados é muito importante para a sustentabilidade do negócio."

Segundo Gabriela Giacomini, gerente de operações do Programa Montana, a decisão de realizar a reunião na Fazenda Floresta foi estratégica. “A JP Agronegócios é jovem no Programa Montana, mas está obtendo resultados muito interessantes, com rápido avanço genético e touros de qualidade. É uma fazenda que faz frente à agricultura da região, provando que a pecuária de alta tecnologia é viável mesmo em regiões de terras valorizadas”.

Em 2014, a JP Agronegócios comercializará 200 touros da safra de 2012, que estarão à disposição a partir de agosto. “Este ano fizemos ultrassom de carcaça em toda a safra 2012, para acrescentar maiores informações para as características produtivas. O Programa Montana acompanha as exigências do mercado e essa ferramenta poderá auxiliar na tomada de decisão na hora da compra e direcionar as características do rebanho”, explica Laura.

Durante a Reunião Anual Montana os criadores receberão o Sumário de Touros Montana 2014, com o ranking de melhores touros.

Fonte: Assessoria de Imprensa Júlia Berwerth

◄ Leia outras notícias