Publicado em: 27/09/2024 às 14:30hs
Com a chegada da safra 2024-25, a Farmers Edge, empresa canadense, planeja expandir suas operações no Brasil com a sua plataforma FarmCommand®, utilizada globalmente para gerenciar digitalmente áreas agrícolas e monitorar propriedades envolvidas em operações de crédito, seguros e resseguros. Recentemente, a companhia firmou seu primeiro contrato na modalidade “in season” (em tempo real) para monitorar mais de 1 milhão de hectares destinados ao cultivo de grãos na região Sul do Brasil.
A expectativa da Farmers Edge é aumentar esse serviço para pelo menos mais 2 milhões de hectares na safra 2025-26, conforme aponta Celso Macedo, diretor geral da empresa para a América Latina. “A expansão desse tipo de serviço para crédito ocorre em um momento oportuno, devido à crescente percepção de riscos em relação às frustrações de produtividade da safra anterior, que foi impactada pelo fenômeno ‘El Niño’, pela diminuição nos preços das commodities agrícolas e pelas mudanças nas exigências de uso do sensoriamento remoto no Proagro – Programa de Garantia da Atividade Agropecuária”, explica Macedo.
O Proagro é uma iniciativa do Governo Federal, por meio do Ministério da Agricultura, que trata das obrigações financeiras relacionadas a operações de crédito rural de custeio, em situações de fenômenos naturais, pragas e doenças que afetem as plantações. “Estamos também prevendo um aumento na demanda por seguros e acreditamos na recuperação do mercado de seguros e resseguros nesta safra”, acrescenta o executivo.
Conforme Macedo, a plataforma FarmCommand® contribui para a redução de custos operacionais tanto para agricultores quanto para seguradoras, através de um sistema digital integrado que oferece dados e insights agrícolas exclusivos. Esse sistema é projetado para monitorar compliance ambiental e ESG, épocas de plantio e colheita, históricos e previsões de safras, além de riscos climáticos e meteorológicos, saúde das plantas, fenologia e rastreabilidade das culturas.
Macedo destaca que os dados gerados pela plataforma também fundamentam as precificações de crédito e seguros, antecipam variáveis de desempenho agronômico das áreas monitoradas e auxiliam as instituições financeiras na criação de novos produtos. “A FarmCommand® oferece suporte a bons clientes das seguradoras e fortalece a relação entre essas empresas e seus segurados”, observa.
Para os agricultores, a monitorização digital avançada proporcionada pela FarmCommand® abre novas oportunidades comerciais e melhora as perspectivas de produtividade e rentabilidade, ao gerar dados em tempo real que abrangem desde a qualidade da semeadura até os manejos nutricional e fitossanitário. “Oferecemos insights cruciais sobre riscos climáticos e ajudamos os agricultores a potencialmente elevar os preços de comercialização de grãos, além de identificar oportunidades de ganhos ligados à produção sustentável”, explica Macedo.
O pacote de serviços e informações integrado à plataforma está fundamentado em análises resultantes de hardware e software de última geração, que utilizam uma combinação de sensores de campo, inteligência artificial, big data, mapeamento georreferenciado, aplicativos e estações meteorológicas instaladas no Brasil. “A FarmCommand® também conta com recursos específicos para detectar históricos de desmatamento em áreas protegidas, monitorar reservas e comprovar ocorrências nesses locais”, conclui Celso Macedo.
Fonte: Portal do Agronegócio
◄ Leia outras notícias