Gestão

Farmbox, startup de gestão de fazendas, tem aumento de 32% no faturamento em 2020

Houve elevação de 66% nos hectares monitorados, indo para 2 milhões de ha


Publicado em: 01/02/2021 às 13:40hs

Farmbox, startup de gestão de fazendas, tem aumento de 32% no faturamento em 2020

A pandemia acelerou a digitalização no campo e mesmo em um ano muito atípico, as startups de agricultura digital mostraram um bom crescimento. O Farmbox, software de gestão de propriedades rurais, teve um incremento de 40% no faturamento por novas vendas e de 35% na base ativa de clientes – 32% na renda bruta total. Essa expansão foi resultado também do aumento dos hectares monitorados, que passaram de 1,2 milhão para 2 milhões de ha. 

Segundo o CEO da Checkplant, desenvolvedora da Farmbox, André Guerreiro Cantarelli, o crescimento que 2020 trouxe é fruto do trabalho que toda a equipe vem desenvolvendo, apesar dos desafios que o ano impôs. “Evoluímos em produto e assumimos novos caminhos que foram além das fronteiras do nosso país. Tudo isso, somado aos nosso objetivo de conectar agricultura, tecnologia e pessoas, foram pilares essenciais para entregar inovação e excelência. Dessa forma conseguimos abraçar esse crescimento que planejamos para o ano”, explica.

Em 2020, a Farmbox passou a atender também clientes na Bolívia, Paraguai e Venezuela, além de estar presente em 15 estados brasileiros. “Sentimos que a agricultura digital ganhou mais espaço durante a pandemia. Além da manutenção dos clientes que já conheciam os resultados da nossa plataforma, recebemos uma grande demanda de novos produtores querendo otimizar a gestão e a produção de suas fazendas”, relembra Cantarelli.

Em 2021, os esforços da empresa estão sendo direcionados para duas frentes, uma de evolução do produto em termos de inteligência agronômica, integrações e usabilidade; e outra na qualificação e crescimento da capacidade de vendas e atendimento. “Além de uma proposta de valor ainda mais robusta, a meta de crescimento em vendas e renovação é de 48%, de forma que a empresa possa atingir mais produtores, mas mantendo o relacionamento e a qualidade já conhecidos.”

O Farmbox gerencia dados e informações de campo e estoques como: mapas de infestação de pragas e doenças; frequência de monitoramento de cada talhão; pluviometria; agenda de aplicações de fertilizantes e defensivos; estoque de insumos; previsão de colheita e de custos de produção, de produtividade e rentabilidade total ou por talhão, entre outros, para o planejamento completo de cada safra e cultura. 

Reconhecimento

O desempenho da Checkplant e do Farmbox tem alcançado reconhecimento no agronegócio e nos ecossistemas de inovação. O Sebrae RS e o Instituto Caldeira, por meio de uma parceria para fomentar a inovação e o empreendedorismo e disseminar cases de sucesso, elaboraram um ranking destacando startups gaúchas, na qual a empresa se destaca entre as cinco principais agtechs gaúchas. O levantamento foi feito a partir de uma análise do mercado de atuação destas startups, considerando aquelas que já estão consolidadas e escalando o negócio e entregando soluções para problemas reais para esses mercados.

Fonte: Ello Agronegócio

◄ Leia outras notícias