Gestão

Falta de verba ameaça fechar Emater em São Sebastião do Paraíso, MG

Cerca de 600 produtores rurais podem ficar sem assitência na região


Publicado em: 30/06/2014 às 14:50hs

Falta de verba ameaça fechar Emater em São Sebastião do Paraíso, MG

Empresa alega 5 meses de atraso no repasse da prefeitura municipal.

Com o pagamento do convênio feito com a Prefeitura Municipal de São Sebastião do Paraíso(MG) atrasado em 5 meses, a Empresa de Assistência Técnica e Extensão Rural de Minas Gerais (Emater - MG) ameaça fechar as portas na cidade. O prazo para a quitação da dívida vai até o próximo dia 9 de julho, caso isso não aconteça, cerca de 600 produtores rurais ficarão sem assistência técnica.

O valor do repasse atrasado está acumulado em R$ 56 mil e há um mês o escritório funciona apenas para atividades internas, o que preocupa os pequenos produtores, como é o caso de Marcos Roberto, que produz café e banana. “Em 2009 eu consegui a certificação do meu café com a ajuda da Emater, sempre que precisamos de algum financiamento ou apoio, contamos com eles e não podemos ficar sem”, comentou.

Questionado, o gerente regional da Emater, João Câmara, explica que o escritório está na cidade há 50 anos e funciona com recursos dos governos Federal e Estadual, além de uma contrapartida mensal de R$ 12 mil, que não está sendo repassada.

“Sem essa ajuda, a Emater não é capaz de manter os serviços na cidade e caso o repasse não seja feito, podemos fechar as portas, mas, já fomos informados pela assessoria de imprensa que o caso está sendo analisado e acreditamos que em breve teremos uma resposta”, pontuou Câmara.

A prefeitura foi procurada, mas até esta publicação não havia se pronunciado.

Fonte: G1 Sul de Minas

◄ Leia outras notícias