Gestão

FAEMG recorre a Temer contra fomento à importação de leite

O presidente da FAEMG, Roberto Simões, entregou documento ao presidente Michel Temer pedindo a revogação da autorização para a reconstituição do leite em pó na região da Sudene


Publicado em: 03/08/2016 às 08:45hs

FAEMG recorre a Temer contra fomento à importação de leite

O presidente do Sistema FAEMG, Roberto Simões, participou na última quinta (28/7), em Brasília, de reunião da diretoria da CNA com o presidente da República em exercício. Aproveitando as comemorações do Dia do Produtor Rural, a comitiva entregou a Michel Temer um documento com 10 propostas para fortalecer a agropecuária do país. Entre as medidas, estão sugestões para melhorar a infraestrutura e o acesso ao crédito ao produtor. (Leia mais)

Além do documento conjunto, Roberto Simões apresentou também outro ofício, em que pede suspensão da Instrução Normativa IN 26/16, do Ministério da Agricultura (MAPA), que autoriza, por um ano, indústrias de laticínio da região da Sudene a importarem leite em pó para reconstituição e produção de leite longa vida e pasteurizado: “Essa medida trará impactos muito negativos ao setor produtivo nacional, que se recupera de forte crise causada por dois anos de seca e enfrenta ainda custos muito altos de milho e soja (principais componentes da ração), e não terá assim como competir com a importação. Isso resultará numa forte estagnação e retrocesso em uma importante cadeia produtiva, desenvolvida em sua maioria por pequenos produtores”, criticou o presidente da FAEMG.

A entidade mineira já havia divulgado, em seu site, posicionamento contra a normativa, em que os presidentes das comissões nacional e estadual de pecuária de leite, Rodrigo Alvim e Eduardo Pena explicam possíveis danos. (Veja mais aqui)

Vale lembrar que a liberação contraria ainda a Portaria nº 196/1994, que proíbe a elaboração e comercialização do leite esterilizado, em qualquer época e em qualquer região, a partir da reconstituição do leite em pó.

Data comemorativa tem recorde

Além do encontro com o presidente Temer, o Dia do Produtor Rural foi comemorado pela CNA com festa e uma grande conquista nesta quinta-feira (28/7). Com recorde confirmado pelo Guinness World Records, a entidade organizou, em plena Esplanada dos Ministérios, o maior mostruário de frutas do mundo, com 18,8 toneladas, em uma mesa de 240 metros de comprimento. A mesa exibiu a diversidade da produção agropecuária do país e a qualidade dos produtos de um setor que representa 22% do PIB, 32,7% dos empregos e 46% das exportações brasileiras.

/* */ --