Publicado em: 15/05/2015 às 08:00hs
Dourados se destaca no Estado pela produção agrícola, ocupando a 3ª colocação na produção de cana-de-açúcar e o 4ª lugar em soja e milho, além de produção expressiva de aves, ovos e mel de abelha, segundo registros do Siga – Sistema de Informação Geográfica do Agronegócio, da Aprosoja/MS – Associação dos Produtores de Soja. Este ano, além dos shows, palestras e debates estão programadas apresentações das mais recentes tecnologias do setor agropecuário, dia de campo do Programa Mais Leite e o módulo básico contido no programa Agricultura de Precisão, ambos do Senar/MS – Serviço Nacional de Aprendizagem Rural.
Segundo o presidente do Sindicato Rural, Lúcio Damalia, o principal objetivo da Expoagro é promover o desenvolvimento sustentável da cadeia produtiva e valorizar as boas práticas agropecuárias. “Apresentaremos novidades para os produtores rurais e toda comunidade, por acreditarmos no agronegócio e termos a certeza de que o setor continuará sustentando nossa economia, mesmo em tempos de crise”, ressaltou.
Além dos shows, palestras e leilões serão realizados eventos como a 2ª Prova Ranch Sorting Dourados, que consiste em uma prova de velocidade na qual dois cavaleiros precisam transferir dez cabeças de gado de um curral para o outro numa sequência determinada. A equipe que transferir as dez cabeças de gado na ordem correta e com o tempo mais rápido será a vencedora. O 3º Desafio Expoagro para Cavaleiros e Amazonas, a Festa do Laço e o Circuito Nacional de Nelore 2015 completam o roteiro da festa.
Cronograma Senar/MS – No dia 15 de maio, das 8h às 12h, será realizado um Dia de Campo do Programa Mais Leite, com apresentação geral e giro tecnológico demonstrando manejo de pastagens, cerca elétrica, manejo rotacionado, irrigação e fruticultura. Os interessados devem chegar uma hora antes do início para formalizar a inscrição.
Entre os dias 11 e 15 de maio, um grupo de instrutores do Senar/MS que atua em mecanização agrícola participará de um treinamento em parceria com a Stara, especializada em venda de maquinário agrícola. Um representante da empresa, vindo do Rio Grande do Sul, aplicará uma série de atualizações sobre operação, manutenção tecnologia embarcada, elementos necessários ao desenvolvimento de agricultura de precisão nas propriedades rurais. Na semana seguinte, entre 20 e 22 de maio, será oferecida uma capacitação incluindo dois dos seis módulos do programa Agricultura de Precisão.
A feira – A Expoagro acontecerá entre os dias 15 e 24 de maio, no Sindicato Rural de Dourados. Entre as mudanças confirmadas para a 51ª edição está a venda de ingressos que poderá ser feita pela internet, no site www.aloingressos.com.br , realização de cinco leilões de equinos e bovinos e o controle intensivo da entrada de menores de idade na feira, com apoio do Conselho Tutelar e Polícia Militar e segurança particular reforçada.
Fonte: Famasul – Federação de Agricultura e Pecuária de Mato Grosso do Sul
◄ Leia outras notícias