Gestão

Especialistas falam das experiências positivas de gestão pecuária com uso de plataforma de convergência de informação

Simplicidade de acesso e leitura de dados foi ressaltada pelos profissionais que lidam no dia a dia com o Ecossistema GA para alcançar uma produção consciente e rentável no campo


Publicado em: 18/09/2018 às 14:20hs

Especialistas falam das experiências positivas de gestão pecuária com uso de plataforma de convergência de informação

Em uma propriedade de pecuária de corte são muitos os processos a gerir ao mesmo tempo. Para produzir mais arrobas por hectare, no intuito de melhorar o lucro do produtor, respeitando o meio ambiente e garantindo a qualidade da carne que vai para a mesa do consumidor, o controle de cada passo dos animais e de cada processo de produção e reprodução é fundamental. A efetividade do controle foi constatada por uma pesquisa internacional da consultoria Alberdeen Research, que indicou que as empresas que utilizam softwares de gestão registram 73% de aumento na produtividade, 18% de redução nos gastos operacionais e 16% de economia nos gastos administrativos.

Desenvolvido para possibilitar a gestão de toda informação gerada na produção de carne, a partir de uma visão 360º da fazenda, o Ecossistema GA é o lançamento do ano da Gestão Agropecuária (GA), empresa com mais de 10 anos de atuação na área tecnologia para o campo, que realiza atualmente o controle, em tempo real, dos dados zootécnicos, produtivos e financeiros de 570 fazendas no Brasil, Paraguai e Bolívia.

Solução de gestão de múltiplas fazendas nos sistemas de Cria, Recria e Engorda a Pasto e TIP, o Ecossistema GA já nasceu tendo em sua base de dados o processamento e a gestão da informação de 450 mil cabeças em IATF, 500 mil cabeças na recria contabilizando mais 2,7 milhões de manejos operacionais. Um dos principais cases da plataforma é a fazenda Nova Piratininga, uma das maiores do mercado. Os números impressionam: são 205 mil hectares, 1.800 pastos, mais de 1.700 quilômetros de estradas e um plantel de 130 mil cabeças de gado sendo 52 mil matrizes na Cria, 48 mil na Recria na Engorda a pasto e TIP e 30 mil no confinamento. Diante da imensidão de processos e manejos a controlar, a equipe de campo e da administração da fazenda destacam ferramentas que, juntas, atendem a gestão do negócio de ponta a ponta e são fundamentais para a eficiência produtiva e a construção de estratégias de maior rentabilidade para o negócio. Entre elas, estão a coleta automática de dados no campo; a programação diária, semanal e mensal dos eventos (manejos) da Inseminação Artificial em Tempo Fixo (IATF); a automação da nutrição animal; o planejamento e o controle sanitário; a consultoria de gestão da informação; o cruzamento e a análise estatística de dados.

Depoimentos dos profissionais que estão administrando o negócio, com base nos dados da plataforma, e dos que acompanham seus resultados diretamente do campo comprovam que o Ecossistema GA traz um novo paradigma para a pecuária de corte: a integração entre os sistemas produtivos pode resolver problemas práticos da vida do criador, viabilizar a evolução do rebanho, reduzir os riscos da operação e, melhor, aumentar o lucro.

O controle do campo na tela

Joyce Resende, zootecnista com experiência em confinamento, cria e recria, é gerente de planejamento da fazenda e afirma que, depois de utilizar o Ecossistema GA, tem confiança nos dados e, a partir de um panorama geral dos processos, pode fazer o elo entre a operação e a diretoria.

Segundo Joyce, o segredo para a gestão é conhecer bem e manter o foco nas particularidades de cada operação. “O Ecossistema GA apresenta claramente cada operação e, assim, eu consigo facilmente identificar onde estão os entraves. Como é um universo grande de dados, a plataforma auxilia com um resumo visual de operação na rotina diária, nos alertando sobre o que é preciso checar dia após dia, para melhorar os resultados. Assim, no software, sem precisar criar milhares de planilhas, já conseguimos fechar o calendário de IATF de 2019”, conta a zootecnista.

Com 25 anos de experiência, o médico veterinário Elci Rincon Ferreira, consultor especialista em sanidade e reprodução bovina, utiliza a solução para operacionalizar o calendário sanitário, que por meio do controle da vacinação e do acompanhamento da saúde dos animais doentes contribui para melhoria da produção e qualidade da carne.

“O Ecossistema GA possibilita que, por meio da leitura rápida do brinco de cada animal, eu possa identificar o histórico de enfermidade, se for o caso, ou mesmo se aquele animal precisa de hormônio para indução de cio. Tudo fica programado. O sistema já informa a medicação e dose certa, definidas previamente pelos veterinários. Assim, ganho segurança na qualidade da carne. Não vou abater o animal dentro do período de carência após medicação, o que, por exemplo, poderia acontecer sem a tecnologia”, ressalta Elci Rincon.

A gestão para o crescimento do lucro

A gestão da informação é o caminho para que cada fazenda possa desenvolver o seu potencial e buscar o seu diferencial no mercado. Essa é a opinião de José Cláudio da Silva que, com mais de 20 anos de experiência como gerente administrativo de grandes fazendas, aposta no lançamento da Gestão Agropecuária para “domar o gado” e gerar lucro.

“A plataforma da GA te diz o que é certo e o que é errado, e assim fica fácil para você tomar decisões mais assertivas. Como ela nos possibilita conhecer melhor cada animal, e cada processo ao qual ele é submetido, conseguimos controlar esse gado e fazer ele render mais. O Ecossistema GA já se tornou imprescindível para nosso negócio”, avalia José Cláudio.

O engenheiro de produção especialista em gestão de dados, planejamento de compras e projeções de vendas, João Paulo de Faria e Castro considera que, em pouco tempo de uso, o Ecossistema GA contribuiu para o aumento dos lucros do negócio. “O Business Intelligence (BI) oferecido pela Gestão Agropecuária nos permite saber a hora certa de vender, onde os custos estão aumentando e isso traz um resultado imediato de caixa. A consultoria da empresa também é valiosa para que possamos enxergar além dos números. Com a pecuária de corte se você trabalhar cego, uma hora a conta não fecha, e aí quem fecha é a empresa”, alerta João Paulo.

Fonte: Oficina de Comunicação

◄ Leia outras notícias