Gestão

Encontro "Elas na Pecuária" debate a representatividade da mulher na comunicação do agro

Evento promovido pela Beckhauser reuniu representantes femininas de diferentes funções e elos da cadeia produtiva


Publicado em: 03/04/2024 às 14:00hs

Encontro "Elas na Pecuária" debate a representatividade da mulher na comunicação do agro

Para celebrar o mês das mulheres e proporcionar um momento de união e integração entre profissionais da bovinocultura, a Beckhauser promoveu a segunda edição do encontro “Elas na Pecuária”, realizado em Campo Grande (MS). O evento reuniu, no dia 26 de março, mulheres de diferentes funções e elos da cadeia produtiva da carne bovina para abordar questões relacionadas à ocupação de espaços no setor.

O encontro, conduzido na loja H Store em parceria com a Phibro Saúde Animal, Sicoob e GerBov, teve como palestrantes a produtora rural, CEO da FarmCom e comunicadora, Camila Telles, e a CEO da Earth Guard e da Seiva Empreendimentos, Gracita Barbosa – especialista em créditos ambientais com mais de 20 anos de experiência no setor e consultora de desenvolvimento local sustentável.

Gracita, reconhecida como guardiã da Organização das Nações Unidas (ONU), apresentou às participantes um panorama do contexto ambiental e florestal atual, apontando o Brasil como referência nessas áreas do ponto de vista legal e sustentável. “Nosso maior patrimônio é a biodiversidade. É uma colocação tão simples, mas que também reflete a atuação dos produtores rurais no que diz respeito ao ESG (sigla que representa o meio ambiente, o social e a governança). Nesse sentido, o crédito ambiental é o futuro do agronegócio”, afirma.

Ela contou, ainda, que enfrentou mais desafios por ser mulher em ambientes que não eram parte do agro. “Tive algumas dificuldades ao longo da minha trajetória, mas a maior parte delas não foi dentro do setor. Tenho orgulho de ter sido uma das pioneiras a fazer integração lavoura-pecuária com cria, recria e engorda após insistir muito nos benefícios dessa prática num meio predominantemente masculino. As mulheres estão na busca pela inovação e, cada vez mais, fazendo a diferença na sociedade, no mundo econômico e, por fim, no agro”, reforça.

Comunicação e a presença feminina no processo

Camila Telles tem sua história conectada intrinsecamente com o campo. Desde cedo, buscou comunicar os benefícios da produção agrícola. A profissional, formada em Relações Públicas, utilizou casos do agronegócio durante sua vida acadêmica – ela ministrou sua primeira palestra com 22 anos.

Por acreditar que o setor deve ocupar os espaços em que hoje não está presente, ela dedica a sua carreira a tornar isso uma realidade. “Há muito tempo temos defensoras desse nosso setor, porém, numa realidade dominada pelas redes sociais, mostramos pouco das nossas conquistas. Esse é o ambiente em que as pessoas, principalmente os jovens, estão mais presentes, consumindo todo tipo de conteúdo – em muitos casos, o que inclui informações imprecisas”, detalha.

Para Camila, o agro e as mulheres do setor devem acompanhar as tendências da comunicação para conseguirem alavancar a visibilidade de seus negócios e do segmento como um todo. “Acredito que a comunicação do agro deve ser feita de forma a humanizar o setor, agregando dados e informações que representam a sua grandeza e importância para o Brasil”, frisou.

Apresentando dados de uma pesquisa conduzida pela Leadership Circle, Camila Telles também apontou que as mulheres conseguem desenvolver uma comunicação mais assertiva e capaz de transformar equipes em times coesos, com foco nos resultados a serem alcançados.

De acordo com a CEO da Beckhauser, Mariana Beckheuser, que passou por um processo de sucessão familiar até ocupar essa posição, reunir um grupo de mulheres para debater esses temas foi uma oportunidade única. “A H Store nasceu para ser uma casa onde se fala de pecuária bem-feita, sustentável, que olha para o bem-estar animal, humano e do planeta, e constrói um cenário de evolução do nosso setor. É muito positivo receber todas elas para participar desse momento”, conclui.

Fonte: Attuale Comunicação

◄ Leia outras notícias