Publicado em: 18/06/2014 às 07:30hs
Pelo menos 2,9 mil pequenos negócios, dentre produtores de suínos, aves e bovinos de leite de Santa Catarina e seus fornecedores, serão atendidos pelo programa nacional de Encadeamento Produtivo do Sebrae, inédito no agronegócio. A parceria com a Cooperativa Aurora Alimentos envolve investimento da ordem de R$ 12 milhões e visa melhorar o desempenho os pequenos negócios rurais de sua cadeia produtiva. O acordo entre as duas instituições será assinado nesta segunda-feira (16), às 15h30, no auditório da Coopercentral Aurora Alimentos, em Chapecó (SC). Participam da assinatura o diretor-técnico do Sebrae, Carlos Alberto dos Santos, e o presidente da Aurora, Mário Lanznaster.
A parceria prevê consultorias técnicas por parte do Sebrae para tornar a gestão desses negócios mais eficiente, gerar ganhos de produtividade e tornar as empresas mais competitivas. O programa beneficiará 2,5 mil empreendimentos rurais e mais de 400 micro e pequenas empresas urbanas fornecedoras de insumos a esses produtores de aves, suínos e de gado leiteiro.
“O cenário do mercado de alimentos é bastante competitivo, o que implica inovação e a criação de condições para o desenvolvimento das empresas de menor porte. No encadeamento produtivo, a grande empresa ganha ao ter fornecedores melhor qualificados e índice de conformidade elevado, por exemplo. Já os pequenos ampliam suas oportunidades de negócios e aprimoramento de processos e produtos”, explica Carlos Alberto dos Santos.
Para Mário Lanznaster, é preciso disseminar o conhecimento sobre encadeamento produtivo. “Esse é um dos mecanismos mais efetivos para incrementar a competitividade de cadeias de valor e de países”, resume o presidente da Aurora.
Sebrae e Aurora trabalham juntos em Santa Catarina há 15 anos. Nesse período, mais de 23 mil produtores filiados a 12 cooperativas foram atendidos pelos programas De olho e QT Rural que organizaram e sistematizaram a gestão nas propriedades.
A partir de 2007, foi possível iniciar uma nova ação com foco na implementação de um sistema de rastreabilidade nas cadeias produtivas de suínos, aves e leite, visando a atender as exigências legais e do mercado. As atividades tiveram como foco o estabelecimento de normas reguladoras, baseadas na aplicação da legislação nacional e internacional, unificando e padronizando os sistemas de produção.
Encadeamento produtivo
Desde 2004, o Sebrae promove a parceria entre os pequenos negócios e grandes grupos, na qual já foram atendidas mais de 15 mil micro e pequenas empresas que se tornaram fornecedoras ou ampliaram seu fornecimento a gigantes dos setores onde atuam. Até o próximo ano, a expectativa sinalizada pelas grandes empresas compradoras em termos de compras junto aos pequenos negócios é superior a R$ 5 bilhões. Além da Aurora, grandes empresas como Vale, Gerdau, Odebrecht, Braskem, Consórcio Guarulhos Airport e Nestlé participam do programa junto com o Sebrae.
Fonte: Assessoria de Imprensa Sebrae
◄ Leia outras notícias