Gestão

Empresa rural de São Carlos inova a gestão dos negócios com o Encadeamento Produtivo

Com foco para a avicultura, lavoura e bovinocultura de leite, a empresa rural Loch, situada na linha Bela Vista em São Carlos (SC), conta com 32 unidades de bovinos e 13.600 frangos (100m). Filiado à Cooperalfa, o empreendimento possui área total de 19,5 ha.


Publicado em: 15/05/2015 às 09:00hs

Empresa rural de São Carlos inova a gestão dos negócios com o Encadeamento Produtivo

Para buscar o desenvolvimento e a inovação na gestão dos negócios, os proprietários Edivan e Daniela Loch participaram do Programa D’ Olho na Qualidade, em 2013 e do Programa QT Rural, em 2014. Os cursos fazem parte do Projeto Encadeamento Produtivo, desenvolvido pelo Sebrae/SC e Cooperativa Central Aurora Alimentos com a parceria da Fundação Aury Luiz Bodanese, Senar, Sescoop, Cooperalfa, Cooperitaipu, Cooperauriverde, Cooper A1, Copérdia, Caslo, Coperio, Coopervil e Sicoob.

Após o diagnóstico e plano de ação desenvolvidos com a supervisão do consultor credenciado ao Sebrae/SC, Gilmar Mumber, o mapa estratégico apontou a necessidade de manter o patrimônio da empresa equilibrado, adotando medidas como baixar custos, realizar orçamento anual, manter os registros financeiros e avaliar os resultados. Também era necessário conhecer as necessidades dos clientes, planejar melhorias, padronizar processos seguindo orientações técnicas e investindo em inovações, desenvolver planejamento coletivo e melhoria do bem estar das pessoas.

Após colocar em prática o plano de ação, os resultados podem ser observados em vários aspectos, entre eles, na qualidade do produto, e no atendimento e relacionamento. “Conseguimos oferecer um produto no padrão de qualidade de exigência do cliente. Sempre recebemos bem o nosso cliente, mantemos o diálogo, somos pontuais e realizamos os processos de forma adequada, garantindo qualidade do produto e promovendo melhorias”, ressalta Edivan.

Daniela complementa que o empreendimento também obteve bons resultados na preservação ambiental, bem-estar social e principalmente na atividade econômica. “Reduzimos nosso custo de produção do leite em 31,08% e aumentamos a produção de 7.419 para 9.439 com duas vacas a mais. Nossa margem de lucro aumentou de 23,92% para 44,42%, reduzimos o tempo de ordenha com a aquisição de um conjunto de ordenha triangular e promovemos melhorias praticando os fundamentos da qualidade”.

Os empresários rurais resumem que o curso oportunizou maior conhecimento para gerenciar a empresa, identificando os problemas e causas para buscar soluções e para produzir com qualidade. “Elaboramos nosso balanço patrimonial e, através dele, observamos a importância dos controles e indicadores financeiros. Construímos um mapa estratégico com perspectivas para finanças, cliente e sociedade, processos e pessoas. Além disso, construímos a identidade de nossa empresa, estabelecemos metas de produção e elaboramos um plano que foi colocado em prática”, conclui.

PROGRAMA ENCADEAMENTO PRODUTIVO

O programa “D’ Olho na qualidade” visa implantar um método de qualidade baseado em mudanças de hábitos, desenvolvimento de pessoas e melhoria do ambiente de trabalho, oportunizando pontecializar resultados e eliminar desperdícios nos negócios. O QT Rural tem por objetivo melhorar a qualidade de vida e a renda das pessoas que trabalham na empresa rural. Os dois programas fazem parte do Encadeamento Produtivo – projeto que integra o Programa de Desenvolvimento de Empreendedores Rurais Cooperativistas, desenvolvido há 18 anos, e que foi responsável por formar 34.574 famílias rurais no oeste de Santa Catarina e em alguns municípios do Rio Grande do Sul.

Considerado o maior projeto de formação profissional-empresarial do setor primário da economia no sul do País, o Encadeamento Produtivo visa aperfeiçoar as pequenas empresas integradas em uma cadeia produtiva capitaneada por uma grande corporação.

O projeto é desenvolvido pelo Sebrae/SC e Cooperativa Central Aurora Alimentos com a parceria da Fundação Aury Luiz Bodanese, Senar, Sescoop, Cooperalfa, Cooperitaipu, Cooperauriverde, Cooper A1, Copérdia, Caslo, Coperio, Coopervil e Sicoob. O programa atende empresas-âncoras e seus fornecedores e busca diminuir a assimetria de produtividade entre pequenas e grandes empresas em uma mesma cadeia de produção.

Segundo o presidente da Cooperativa Central Aurora Alimentos, Mário Lanznaster, a iniciativa impulsiona a maior competitividade e a inovação nas empresas de pequeno porte a partir da necessidade de adoção de padrões técnicos e de qualidade definidos por empresas líderes das cadeias de valor. Para participar dessa parceria estratégica, a pequena empresa passa por melhoria na gestão, tecnologia de produção, processos inovativos e de menor impacto ambiental.

O diretor técnico do Sebrae/SC, Anacleto Ângelo Ortigara, enfatiza que as metas para 2015 consistem no atendimento de 625 empresas rurais e 185 urbanas das três cadeias produtivas (suínos, aves e leite). Além de diagnósticos nas empresas, estão previstos 70 cursos no campo (1.000 inscritos e 8.000 horas de consultoria), 54 cursos de gestão (810 inscritos e 1.620 horas de consultoria), 15 clínicas tecnológicas, consultoria tecnológica nas áreas de carregamento de suínos, apanhe de aves, carcaças de suínos diagnóstico laboratorial e aferição do leite nas propriedades (2.250 horas),

Outras atividades incluem a realização de palestras/oficinas/seminários, participação em feiras com 50 expositores, rodada de negócios, sessões de negócios, missões empresariais e a organização e promoção do prêmio Empreendedor Rural Cooperativista.

NOVAS TURMAS DO PROGRAMA D’ OLHO NA QUALIDADE

Novas turmas do Programa D’ Olho na qualidade terão início neste mês no oeste catarinense. A programação inclui cursos em Chapecó, a partir desta quinta-feira (14), Ouro Verde a partir do dia 18; Vargeão a partir do dia 21; e Passos Maia a partir do dia 26. No mês de junho, outras 12 turmas iniciarão as aulas na região. “Incluindo os demais treinamentos que fazem parte do Encadeamento Produtivo na área rural e urbana, mais de 40 capacitações serão realizadas ao longo dos meses de maio e junho”, ressalta o coordenador regional oeste do Sebrae/SC, Enio Albérto Parmeggiani.

Interessados em conhecer o projeto devem entrar em contato com a coordenadoria regional oeste do Sebrae/SC em Chapecó (49 3330 2800), com Enio Parmeggiani, ou na Coopercentral Aurora (3321-2075) com Joel Pinto.

 

Fonte: MB Comunicação Empresarial/Organizacional

◄ Leia outras notícias