Gestão

Embrapa participa de construção de agenda estratégica para a agricultura em Minas Gerais

A Embrapa (Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária) está participando de uma série de encontros em Minas Gerais para debater os desafios da agropecuária até 2030


Publicado em: 28/02/2014 às 15:50hs

Embrapa participa de construção de agenda estratégica para a agricultura em Minas Gerais

As reuniões, promovidas pela Secretaria de Estado de Agricultura, Pecuária e Abastecimento, têm como objetivo formular uma agenda estratégica para o setor e avaliar as potencialidades e desafios nesse horizonte futuro. Segundo o secretário Zé Silva, a agricultura precisa de planejamento em longo prazo para que o produtor tenha mais segurança ao realizar seus investimentos.  

Na última quarta-feira, 26, o encontro foi realizado em Divinópolis, onde os principais desafios para o desenvolvimento da agropecuária na região Centro-Oeste mineira foram apresentados: especulação imobiliária, educação rural e segurança no campo. As reuniões já foram realizadas nas regiões do Jequitinhonha / Mucuri (Almenara), Norte de Minas (Montes Claros), Triângulo (Uberaba), Noroeste / Alto Paranaíba (Unaí) e Vale do Rio Doce, no município de Governador Valadares. O último encontro foi realizado na quinta-feira, 27, no Sul de Minas, em Alfenas.

Segundo o pesquisador da Embrapa Milho e Sorgo (Sete Lagoas-MG) Derli Prudente Santana, responsável pelas ações de transferência de tecnologia, a atuação da Empresa nas reuniões tem como objetivo apresentar tecnologias que promovam o desenvolvimento sustentável da agricultura e que ofereçam “protagonismo à grande diversidade agrícola de Minas Gerais”. “Para que os resultados apareçam, o ciclo pesquisa, extensão e campo deve ser colocado em prática”, reforça.

Além de ouvir representantes das atividades agrícola e pecuária em Minas Gerais, a Seapa está consultando também o Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento e o Ministério do Desenvolvimento Agrário. A agenda estratégica com todas as políticas públicas que irão nortear o setor até 2030 deverá ser apresentada pela Secretaria no final de março deste ano.

Mais informações: Núcleo de Comunicação Organizacional (NCO) da Embrapa Milho e Sorgo, Unidade da Embrapa (Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária), vinculada ao Mapa (Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento): (31) 3027-1905 ou cnpms.nco.geral@embrapa.br.

Fonte: Embrapa Milho e Sorgo

◄ Leia outras notícias