Publicado em: 05/03/2014 às 15:45hs
Os escolhidos foram os pesquisadores Ivan Cruz, da Embrapa Milho e Sorgo (Sete Lagoas, MG), na Categoria Pesquisador, e Renato de Aragão Ribeiro Rodrigues, da Embrapa Agrossilvipastoril (Sinop, MT), na nova categoria Jovem Pesquisador.
O Prêmio Frederico de Menezes Veiga está em sua 35ª edição e usualmente, premia um pesquisador da Embrapa e um pesquisador de instituições componentes do Sistema Nacional de Pesquisa Agropecuária- SNPA. Tem como objetivo destacar a atuação de pesquisadores que trabalharam para viabilizar soluções de pesquisa, desenvolvimento e inovação, que contribuíram ao longo das últimas quatro décadas, para a modernização e sustentabilidade do setor agropecuário brasileiro. Nesta edição, pela primeira vez, foi instituído o prêmio Jovem Cientista, para pesquisadores com menos de 35 anos.
O Diretor de Pesquisa e Desenvolvimento Ladislau Martin Neto conta que "o júri ficou muito impressionado com a excelência dos trabalhos apresentados pelos candidatos. Os participantes refletem a manutenção do alto nível da pesquisa realizada na Embrapa". Quanto à iniciativa da criação da categoria Jovem Pesquisador avalia que "foi extremamente relevante, pois permitiu identificar jovens talentos com alto nível de trabalho e potencial imenso para o futuro da Embrapa".
O trabalho do pesquisador Ivan Cruz se destaca por buscar alternativas de manejo no controle da lagarta-do-cartucho, que reduz em até 34% a produtividade das lavouras de milho. Com a pesquisa sobre o controle biológico, o pesquisador possibilitou aos produtores diminuir a aplicação de inseticidas químicos, em geral muito tóxicos, trazendo desse modo menos riscos para o meio ambiente no que diz respeito à contaminação das fontes de água, do solo, dos alimentos e até mesmo ao aplicador.
Outro trabalho relevante de Ivan Cruz é o manejo integrado de insetos fitófagos (alimentam-se de produtos vegetais) utilizando-se de recursos da própria natureza. Como resultado desse trabalho foram descobertas várias espécies de agentes de controle biológico com potencial para uso em programas de Manejo Integrado de pragas e preservação dos inimigos naturais das pragas (insetos benéficos) estudados. Um dos destaques é a espécie Trichogramma spp que faz parte de conjuntos de agentes biológicos disponibilizados para a agricultura brasileira, permitindo o controle de diferentes espécies de pragas em diversos cultivos de importância econômica no Brasil, podendo ser criada facilmente em larga escala no laboratório, e também de maneira artesanal para uso na agricultura familiar.
Ivan Cruz é engenheiro agrônomo pela Universidade Federal de Viçosa, possui mestrado pela Universidade de Purdue e doutorado na Esalq/USP. É pesquisador na Embrapa Milho e Sorgo, onde foi chefe de Pesquisa e Desenvolvimento e chefe geral. Já publicou mais de 200 artigos científicos e apresentou mais de 300 trabalhos em congressos.
Renato de Aragão Ribeiro Rodrigues é o primeiro vencedor categoria Jovem Cientista do Prêmio Frederico de Menezes Veiga. Ele tem 32 anos e é formado em Ciências Biológicas pela Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro. Possui mestrado e doutorado em Geociências pela Universidade Federal Fluminense e hoje é pesquisa¬dor da Embrapa Agrossilvipastoril, onde desenvolve pesquisas sobre Mudança do Clima e emissões de gases de efeito estufa na agricultura. Renato também coordena a Sub-rede Mudanças Climáticas e Agricultura, da Rede Clima (Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação), é membro do Painel Intergovernamental de Mudança do Clima (IPCC) e integra o painel de especialistas da Convenção-Quadro das Nações Unidas sobre Mudanças Climáticas para revisões técnicas dos Inventários de Gases de Efeito Estufa das Partes Incluídas no Anexo I da Convenção, no setor de Agricultura e segundo as normas do Protocolo de Quioto.
O jovem pesquisador representa o Brasil nas negociações sobre emissões de gases de efeito estufa na Convenção-Quadro das Nações Unidas sobre Mudança do Clima. Já publicou três artigos científicos, um livro e atualmente esta organizando, com Cornélio Zolin, o livro "Impact of Climate Change on Water Resources".
O Prêmio Frederico de Menezes Veiga foi criado na Embrapa em 1974 e é um dos mais importantes do país dedicados à pesquisa agropecuária.
Fonte: Embrapa
◄ Leia outras notícias