Publicado em: 07/03/2014 às 17:30hs
O Software Gotas, desenvolvido conjuntamente pela Embrapa Meio Ambiente (Jaguariúna-SP) e Embrapa Informática Agropecuária (Campinas-SP) pelos pesquisadores Aldemir Chaim e João Camargo Neto, para ajudar os agricultores a controlar a quantidade de defensivos aplicados na lavoura, estará na feira.
Para o programa funcionar corretamente, os agricultores devem distribuir amostras de papel sensível à água nos alvos da pulverização, ou seja, onde a praga se encontra, e depois disso, realizar uma pulverização com água apenas. Os cartões devem ser digitalizados e as imagens devem ser analisadas pelo programa.
O programa oferece vários parâmetros de deposição, como tamanho e densidade de gotas depositadas, permitindo ao agricultor decidir sobre os melhores parâmetros de aplicação, tais como, melhor combinação de bicos de pulverização, consumo de calda e velocidade de aplicação.
A calibração de deposição de gotas de pulverização é importante tanto para a aplicação de produtos químicos como para produtos biológicos. A tecnologia é recomendada pela Embrapa como uma das ações para o controle da Helicoverpa armigera, lagarta que tem surpreendido produtores e pesquisadores pelo seu poder de destruição, causando prejuízos, principalmente, às lavouras de milho, soja e algodão.
O programa “Gotas” é de acesso gratuito e está disponível na Rede AgroLivre, (https://repositorio.agrolivre.gov.br/projects/gotas). Está disponível também no mesmo endereço um manual de utilização, que orienta sobre as especificações técnicas necessárias para o funcionamento do software.
Fonte: Embrapa Informática Agropecuária
◄ Leia outras notícias