Publicado em: 02/05/2014 às 07:10hs
Em Ribeirão Preto (SP) começou na segunda (28) e segue até a próxima sexta-feira (02) a 21ª edição da Agrishow, que conta com a participação de 18 unidades da Empresa. Um dos destaques da Embrapa na feira será a demonstração de técnicas de Manejo Integrado de Pragas (MIP), prática que reúne diversas técnicas possíveis de controle, visando manter a população de pragas abaixo do nível de dano econômico nas lavouras.
Entre as novidades apresentadas neste ano na Agrishow pela Embrapa Cerrados (Planaltina-DF) estão materiais de forrageiras recém-lançados pela Embrapa, como a nova cultivar de Panicum maximum, BRS Zuri, e a cultivar de Brachiaria brizantha, BRS Paiaguás. Também estarão em exposição cultivares de soja para o Cerrado e, ainda, serão disponibilizadas informações sobre o sistema de integração Lavoura-Pecuária-Floresta (iLPF).
Agrotins - na semana seguinte, de 6 a 10 de maio, a Embrapa Cerrados participará de mais uma edição da Agrotins – Feira de Tecnologia Agropecuária do Tocantins, ao lado das unidades Pesca e Aquicultura (Palmas –TO), Recursos Genéticos e Biotecnologia (Brasília-DF) e Mandioca e Fruticultura (Cruz das Almas – BA). O tema deste ano da feira, que será realizada no Centro Agrotecnológico de Palmas, será Agricultura Familiar. A Embrapa Cerrados apresentará informações e amostras de frutos de maracujá silvestre, cultivar BRS Pérola do Cerrado, além dos demais híbridos de maracujá já lançados pela Unidade. Os interessados também poderão obter informações sobre outras tecnologias como o sistema de integração Lavoura-Pecuária-Floresta, Fixação Biológica de Nitrogênio (FBN) e o nelore da Embrapa BRGN – Brasil Genética Nelore.
ExpoZebu Dinâmica - quatro unidades da Embrapa - Cerrados (Planaltina-DF), Pecuária Sudeste (São Carlos-SP), Meio Ambiente (Jaguariúna- SP) e Gado de Leite (Juiz de Fora-MG)- vão marcar presença na ExpoZebu Dinâmica, de 7 a 9 de maio, em Uberaba- MG. A Embrapa Cerrados mostrará opções de Integração Lavoura-Pecuária (iLP) e de Integração Lavoura-Pecuária-Floresta (iLPF). Esses sistemas de produção sustentável integram atividades agrícolas, pecuárias e florestais, realizadas na mesma área, em cultivo consorciado, em sucessão ou rotacionado. Para demonstrar as opções de consórcios nesses sistemas, estão plantados, na área da exposição, braquiária com sorgo (forrageiro, granífero e pastejo), com milho, milheto e guandu anão. Para a incorporação do componente florestal, as alternativas expostas são com as seguintes árvores: teca, acácia, mogno africano e nim indiano. Os visitantes também poderão conhecer na Vitrine de Tecnologias da Embrapa 17 variedades de forrageiras, sendo várias espécies de braquiária, estilosantes, capim elefante e panicum.
Agrobrasília - considerada a grande feira internacional dos Cerrados, a Agrobrasília será realizada, de 13 a 17 de maio, no Parque Ivaldo Cenci (PAD-DF). Além da Embrapa Cerrados, as unidades da Embrapa que participam do evento são Hortaliças (Brasília-DF), Trigo (Passo Fundo-RS), Milho e Sorgo (Sete Lagoas-MG), Informação Tecnológica (Brasília-DF) e Suínos e Aves (Concórdia-SC). Um dos grandes destaques da Embrapa Cerrados será o lançamento da soja BRS 7980. A variedade de ciclo semiprecoce é uma excelente opção para agricultores que cultivam algodão em sucessão à soja no Mato Grosso e para os que adotam a rotação entre soja e algodão no Oeste da Bahia. A BRS 7980 apresenta resistência aos nematoides do cisto (raças 1,3 e 5) e à podridão radicular de fitóftora.
Na Vitrine de Tecnologias da Embrapa estarão expostas outras oito variedades de soja, diversas espécies de forrageiras, cultivares de trigo, girassol, milho, sorgo, hortaliças (tomate, alho, abóbora, batata doce, cebola, cenoura, pimenta, pepino) e o sistema de frutas integradas com lavoura e hortaliças. Os visitantes também receberão informações sobre as medidas para manejo integrado de pragas e controle biológico.
Mais três eventos marcam a participação da Embrapa Cerrados na Agrobrasília 2014: a troca de experiências sobre Certificação e Empreendedorismo na Produção Orgânica, no dia 14 de maio, o Curso sobre Sistemas Orgânicos de Produção Animal, no dia 15 de maio, e o Dia de Campo sobre o Sistema Integração Lavoura-Pecuária-Floresta (ILPF), no dia 16 de maio. Além das técnicas demonstradas a campo sobre os sistemas integrados de produção, o Dia de Campo vai aprofundar a divulgação de todas as tecnologias do Plano ABC (Agricultura de Baixa Emissão de Carbono), abordar os recursos disponíveis para a área e incentivar a implantação desses métodos pelos agricultores da região.
Fonte: Embrapa Cerrados
◄ Leia outras notícias