Gestão

Embrapa abre inscrições para curso sobre fertirrigação

No período de 13 a 16 de maio de 2014, a Embrapa Semiárido realizará o XVIII Curso de Fertirrigação, sob a coordenação do pesquisador Davi José Silva, especialista em Solos e Nutrição de Plantas


Publicado em: 12/05/2014 às 13:50hs

Embrapa abre inscrições para curso sobre fertirrigação

No período de 13 a 16 de maio de 2014, a Embrapa Semiárido realizará o XVIII Curso de Fertirrigação, sob a coordenação do pesquisador Davi José Silva, especialista em Solos e Nutrição de Plantas. As inscrições, limitadas a 30 vagas, se encontram abertas e podem ser feitas no Escritório da Embrapa Semiárido localizado no Centro de Convenções - Petrolina-PE.

A técnica que, ao mesmo tempo, permite irrigar e aplicar fertilizante diluído na água tem adoção crescente nas áreas cultivadas com frutas - como manga, uva, acerola e banana – e olerícolas, a exemplo de melão, melancia e cebola.

A oferta contínua do curso pela Embrapa, em conjunto com a Universidade Federal da Paraíba (Ufpb) e o IF Sertão, busca estimular a adoção da fertirrigação e também divulgar informações e conhecimentos que permitem o seu uso de forma eficiente nas diferentes culturas”, revela Davi Silva.

A fertirrigação combina dois dos principais fatores responsáveis pelo crescimento e desenvolvimento das plantas, água e nutrientes. Embora possa ser adaptada para emprego nos vários modelos de irrigação, os sistemas de gotejamento e microaspersão são os que oferecem maior eficiência de uso da tecnologia.

Davi explica: enquanto na adubação convencional as plantas recebem uma grande dosagem de fertilizante em determinado fase do plantio, na fertirrigação, esses insumos são disponibilizados em pequenas quantidades durante todo o ciclo de crescimento e de produção.

Desta forma, economiza fertilizantes ao evitar doses excessivas e perdas por lixiviação, e, também, mão-de-obra. A técnica ainda permite a realização da adubação no exato volume de solo ocupado pelas raízes, o que “favorece uma melhor absorção dos nutrientes pelas plantas”, explica o pesquisador da Embrapa.

O valor das inscrições é R$ 120,00. Estudante, comprovadamente, pagará R$ 60,00.

Mais informações pelos telefones: (87) 3861-4442 / 3861-4947, com Gilberto Pires ou Marilea Rodrigues.

 

Fonte: Embrapa Semiárido

◄ Leia outras notícias