Gestão

Em 2014, Programa de Aplicação Responsável da Dow AgroSciences alcançará 160 municípios e abrangerá as culturas de soja, milho e cana-de-açúcar

Desenvolvidos em parceria com a Universidade Estadual Paulista (UNESP), os treinamentos estão distribuídos entre 16 estados nas cinco macrorregiões do Brasil


Publicado em: 15/04/2014 às 07:20hs

Em 2014, Programa de Aplicação Responsável da Dow AgroSciences alcançará 160 municípios e abrangerá as culturas de soja, milho e cana-de-açúcar

Desenvolvido pela Dow AgroSciences em parceria com a Universidade Estadual Paulista (UNESP) de Botucatu para disseminar as boas práticas agrícolas, o Programa de Aplicação Responsável (PAR) encerrou 2013 com um balanço expressivo de treinamentos: mais de 1,5 mil participantes treinados, em 50 municípios das cinco macrorregiões do Brasil.

Diante dos resultados e receptividade nas regiões por onde esteve, para 2014, as metas do Programa são ainda mais abrangentes. Neste ano, as capacitações voltadas para as culturas de soja e milho alcançarão, entre abril e setembro, mais de 100 municípios distribuídos entre 12 estados.

A coordenadora de Boas Práticas Agrícolas da Dow AgroSciences, Ana Cristina Pinheiro, observa que o programa tem como principal objetivo incentivar a sustentabilidade do agronegócio: “O nosso maior foco é divulgar as boas práticas agrícolas no campo, assim como tornar acessíveis os métodos e tecnologias disponíveis no mercado aos profissionais ligados à aplicação”.

Desde o seu lançamento, em 2010, o Programa de Aplicação Responsável já treinou e capacitou mais de 3 mil profissionais em diferentes regiões. Em 2011, o programa recebeu o Prêmio Mérito Fitossanitário, realizado pela ANDEF, na categoria “Boas Práticas Agrícolas”.

Multiplicando boas práticas: Aplicação Responsável na cultura de cana-de-açúcar

A importância da cultura de cana somada à boa aceitação dos treinamentos destinados à soja e ao milho, levou a Dow AgroSciences a desenvolver e lançar em 2014 um programa de treinamentos exclusivo para esta cultura.

Os treinamentos direcionados à tecnologia de aplicação em cana-de-açúcar, que também contarão com o apoio técnico da Universidade Estadual Paulista (UNESP) de Botucatu, percorrerão 58 Usinas em vários municípios no Centro-Sul e Nordeste do Brasil. Os treinamentos também começarão em abril e têm como meta alcançar cerca de mil técnicos aplicadores.

Deriva: de que forma acontece e como evitá-la?

A deriva - parte da calda aplicada que não atinge os alvos (plantas, por exemplo) durante ou após uma aplicação - pode afetar a produtividade e gerar problemas ambientais.

Diversos motivos podem causar a deriva, entre eles, o uso incorreto de equipamentos e as condições climáticas desfavoráveis.

A deriva pode ser reduzida com o manejo e uso de equipamentos corretos, bem como com a capacitação dos trabalhadores que realizam a aplicação dos defensivos agrícolas.

Durante os treinamentos do Programa de Aplicação Responsável, são apresentadas – de forma teórica e prática – soluções que podem ser observadas e adotadas durante as aplicações.

Entre as orientações destacam-se:

O uso ou a aplicação dos produtos em momentos mais frescos do dia, evitando os períodos de calor extremo que poderiam maximizar a volatilização das gotas. Evitar a aplicação nos horários de maior incidência de sol reduz a deriva por evaporação.

Usar pontas de pulverização que liberem a calda em gotas maiores é outra solução que reduz a chance do defensivo se dispersar fora da área desejada.

Além disso, durante os treinamentos práticos, todos os participantes têm contato com o Simulador de Deriva, equipamento desenvolvido pela Dow AgroSciences, em parceria com a Universidade Estadual Paulista (UNESP) de Botucatu, e que possibilita simular condições reais de vento e tamanhos de gota das aplicações. Dessa forma, é possível que os participantes tenham a visualização real do efeito do uso de cada tipo de equipamento (ponta e pressão de trabalho), de acordo com a velocidade do vento no momento da aplicação.

Fonte: Dow AgroSciences

◄ Leia outras notícias