Publicado em: 24/02/2014 às 08:40hs
As pesquisas desenvolvidas pela Embrapa Agrossilvipastoril para quantificar as emissões de gás carbônico na atmosfera por diferentes sistemas agropecuários serão um dos temas abordados durante o 4º Dia de Campo sobre Sistemas Integrados. O evento será realizado na terça-feira, dia 25 de fevereiro, a partir das 7h30, no Sítio Tecnológico da Embrapa, em Sinop (MT), e é promovido conjuntamente com o Sistema Famato.
Antes de mostrar na prática como a pesquisa realiza as coletas e análises, o pesquisador Renato Rodrigues fará uma breve contextualização sobre o que é e quais as causas do efeito estufa e sobre as consequências da intensificação deste fenômeno para a temperatura global. Por meio da apresentação de gráficos e mapas de projeções, mostrará a variação de carbono na atmosfera e como o homem tem contribuído para o aumento da concentração deste elemento.
O cenário brasileiro de emissões de gases de efeito estufa também será mostrado, com destaque para as emissões do setor agropecuário. Neste contexto, será apresentado o Plano Agricultura de Baixo Carbono, conhecido como Plano ABC, que resume o compromisso voluntário assumido pelo Brasil de reduzir suas emissões de carbono.
Após a contextualização teórica, será feita uma parte prática de demonstração de dois métodos de coleta de gases de efeito estufa na agricultura utilizados nas pesquisas desenvolvidas na Embrapa Agrossilvipastoril.
Um deles é a coleta tradicional, feita manualmente com câmaras estáticas. Neste caso, as amostras são levadas para o laboratório onde são analisadas por um cromatógrafo gasoso.
Já o outro método de coleta é utilizando um sistema automático de coleta e análise de gases de efeito estufa. Este é o único equipamento deste tipo no Brasil e se destaca por fazer automaticamente a coleta de amostra de gases em câmaras instaladas no campo e o envio para um cromatógrafo gasoso instalado em um trailer estacionado no campo experimental. Com este equipamento é possível avaliar um número maior de amostras, inclusive em horários de difícil coleta manual, como durante a madrugada e em momentos de chuva, por exemplo.
Roteiros opcionais
A estação sobre Mudança do Clima e Gases de Efeito Estufa na Agricultura é uma das quatro que compõe o roteiro B do 4º Dia de Campo sobre Sistemas Integrados. Neste ano, o evento tem como novidade duas opções de roteiros, com quatro estações cada um. A escolha por qual deles seguir será feita pelo próprio participante, no momento da inscrição.
No roteiro A haverá estações sobre novas opções de forrageiras para pastagens, manejo integrado de pragas em sistemas agrícolas, agricultura de precisão e sensoriamento remoto e manejo do componente florestal na integração lavoura-pecuária-floresta (iLPF).
O roteiro B, por sua vez, além da estação sobre mudança do clima e gases de efeito estufa na agricultura, terá palestras sobre sistema silvipastoril para a pecuária de leite, bananeira em sistemas agroflorestais e apicultura.
As inscrições para o 4º Dia de Campo sobre Sistemas Integrados são gratuitas e poderão ser feitas no local do evento, a partir das 7h30.
Confira aqui a programação
http://cpamt.sede.embrapa.br/a_unidade/eventos/2014/4diadecampo_sistemas_integrados.pdf
Fonte: Embrapa Agrossilvipastoril
◄ Leia outras notícias