Gestão

Dia de Campo da Nutreco Brasil na Fazenda Cruzeiro reúne 80 pecuaristas em Morro Agudo (SP)

Participantes conheceram o método inovador de confinamento com terminação a pasto e o aumento em 62,5% da taxa de desfrute na propriedade


Publicado em: 11/06/2014 às 07:30hs

Dia de Campo da Nutreco Brasil na Fazenda Cruzeiro reúne 80 pecuaristas em Morro Agudo (SP)

O Dia de Campo na Fazenda Cruzeiro, promovido pela Nutreco Brasil, com sua marca de produtos para bovinos Bellman, reuniu no município de Morro Agudo (SP), 80 criadores e profissionais que atuam na pecuária de corte, no dia 27 de maio. De propriedade de Genoveva Dias Knapp, a fazenda é tradicionalmente conhecida em todo o território paulista pela produção de gado de corte e também de cana-de-açúcar com uma área de três mil hectares.

O evento teve início com uma palestra ministrada pelo supervisor técnico da Nutreco Brasil e responsável pelo acompanhamento nutricional na Fazenda, Luís Henrique Andreucci Conti, que explicou cada detalhe aos participantes sobre o manejo realizado há quatro anos na propriedade. Atualmente a Fazenda Cruzeiro possui 775 bovinos, predominantemente Nelore, mantidos em 340 ha, divididos em 15 piquetes.

“Nesse ano, a Cruzeiro vai alcançar o índice de 650 animais abatidos, com cerca de 530 kg cada na saída, sendo que o rendimento da carcaça chega a 54%. Desse total, 321 com terminação Express, que consiste em fornecer concentrado (até 2% do peso vivo) aos bovinos mantidos em pastejo sem volumoso suplementar. A medida adotada aumentou em 62,5% a taxa de desfrute da propriedade. A cada 17,2 dias os animais engordaram uma arroba líquida (870g/dia de ganho de carcaça). Os resultados são surpreendentes e alguns foram até mesmo superiores”, explica Conti.

A preparação dos animais terminados no Confinamento Expresso foi feita com Lambisk V e BellPeso SV durante as águas e transição aguas-seca, respectivamente. O diferencial do Confinamento Express em relação ao confinamento tradicional é que os animais ficam no pasto, e não se utiliza volumoso suplementar na dieta, que é fornecido via pasto.

Separados em cinco períodos de alimentação (adaptação, engorda, terminação), esse tipo de confinamento varia entre 60 e 90 dias. O gado, no início é submetido a um período de adaptação de 15 dias.

Situada entre os municípios de Morro Agudo e Jaborandi, a menos de 100 km de Ribeirão Preto, a Fazenda Cruzeiro está no centro do Estado e faz recria e engorda. “É uma propriedade bem tradicional e sofreu com a estiagem esse ano, mas, como acompanhou o desenvolvimento tecnológico, conseguiu resultados muito satisfatórios numa nova forma de engorda com melhor custo benefício. Separados em três etapas, os animais são submetidos a suplementação proteica, suplementação e confinamento”, explica a gerente comercial regional São Paulo Leste da Nutreco Brasil, Patrícia Castro.

Durante o dia de campo, os participantes puderam conhecer vários lotes em diferentes tipos de suplementação e, para encerrar o evento, um almoço de confraternização foi oferecido.

A Nutreco Brasil agradece a todos os participantes e a equipe de pecuária da Fazenda Cruzeiro pelo dado ao evento.

Sobre a Nutreco

A Nutreco é uma das líderes globais em nutri­ção animal e rações para peixe. Suas avançadas soluções de pro­dutos estão na origem da alimentação de milhões de consumidores do mundo inteiro. Qualidade, inovação e sustentabilidade são princípios norteadores, incorporados à cul­tura da Nutreco desde a pesquisa e aquisição de matérias-primas até produtos e serviços para produtores e criadores. A experiência de 100 anos aporta à Nutreco uma rica herança de conhecimento e experiência na construção de seu futuro.

Com foco em ciência e tecnologia, a Nutreco possui 10 centros de pesquisa, localizados em países como Holanda, Noruega, Espanha, Canadá, China, entre outros. Presente em 30 países, com vendas em 80 países, a Nutreco emprega cerca de 10.000 pessoas.

No Brasil, a Nutreco iniciou suas ativi­dades ao adquirir duas empresas ho­landesas com operações no país: a Selko em 2002 e a Sloten em 2005. Em 2009, a Nutreco adquiriu 51% das ações da Fri-Ribe, uma das principais produtoras de ra­ção completa do Brasil, criando a joint venture Nutreco Fri-Ribe. Após dois anos de forte de­senvolvimento e cooperação, em março de 2012 a Nutreco assumiu o controle total da empresa, hoje conhecida como NUTRECO BRASIL NUTRIÇÃO ANIMAL LTDA. Em abril de 2012, con­solidando sua posição de destaque no mercado brasileiro de nutrição animal, a Nutreco Brasil adquiriu a brasileira Bellman Nutrição Animal, especializada em suplementos minerais de alta tecnologia para ruminantes.

A Nutreco Brasil produz alimentos para várias espécies de animais como camarões, peixes, bovinos de corte e de leite, equinos, aves, suínos, ovinos e cães, entre outros. Atualmente, a companhia conta com sete fábricas estrategicamente localizadas em seis estados: São Paulo, Goiás, Minas Gerais, Mato Grosso, Ceará e Piauí.

Mais informações: www.bellman.com.br e www.nutreco.com

Fonte: Attuale Comunicação

◄ Leia outras notícias