Gestão

Derivativos agropecuários

Estão abertas até 27/9 as inscrições para o curso de atualização à distância em “Derivativos Agropecuários”. Vinculado ao Programa de Pós-Graduação em Economia Aplicada, da Escola Superior de Agricultura “Luiz de Queiroz” (USP/ESALQ), a atividade será gratuita, contemplando 100 horas/aula (80 horas aula + 20 horas para desenvolvimento e apresentação de trabalho)


Publicado em: 23/08/2013 às 11:30hs

Derivativos agropecuários

As aulas acontecerão entre outubro e dezembro, as quartas e quintas-feiras,  das 8h às 12h, em caráter presencial ou ao vivo via internet. Os alunos que obtiverem presença mínima de 85% e nota mínima de 7  receberão certificado USP como curso de extensão.

O objetivo do curso é proporcionar a compreensão do funcionamento dos mercados futuros e de opções agropecuários;  estratégias que podem ser utilizadas para administração de riscos de preços; modelagem e estratégias avançadas. Na primeira parte da disciplina, pretende-se conhecer de forma teórica e prática o funcionamento dos mercados futuros e de opções agropecuárias visando administração de riscos; desenvolver a habilidade de acessar informações e interpretá-las em bolsas nacionais e internacionais; discutir estratégias atuais e potenciais.

Na segunda parte do curso realizam-se seminários em tópicos de pesquisa sobre mercados futuros e de opções agropecuários. Estudos tradicionais sobre o assunto são discutidos em detalhes principalmente em tópicos relacionados a hedging, descoberta de preços, eficiência dos mercados e mudanças na microestruturas dos mercados.  No final dessa parte, os estudantes desenvolvem individualmente o seu trabalho pesquisa.  

O curso tem coordenação dos docentes Pedro Valentim Marques, João Gomes Martines Filho, ambos do Departamento de Economia, Administração e Sociologia (LES) e Waldemar Antonio da Rocha de Souza, professor da Universidade Federal de Goiás (UFG). Para fazer inscrição, os interessados devem entrar em contato com o professor Pedro Marques pelo e-mail pvmarque@usp.br ou pvmarque@gmail.com. A comunicação dos alunos selecionados ocorrerá no dia 3/10.

Fonte: Assessoria de Comunicação USP ESALQ

◄ Leia outras notícias