Publicado em: 01/10/2015 às 13:45hs
Os custos para a safra 2015/16 do algodão em Mato Grosso devem aumentar significativamente quando comparados com os da safra 14/15. O Instituto Mato-grossense de Economia Agropecuária (Imea) apontou no último boletim que “com esse aumento, o ponto de equilíbrio (custos variáveis divididos pela produtividade) naturalmente segue essa valorização e pode registrar elevação de 15,4% para esta nova safra, em razão da necessidade de importação da grande maioria dos insumos para o próximo ciclo”.
Contudo, segundo a entidade, “essa mesma valorização do dólar também vem acarretando maiores rentabilidades para a pluma, resguardando-a da alta volatilidade das cotações externas. Por isso, é notório que a paridade de exportação para a safra 15/16 nos últimos dias já vem “beirando” os R$ 80,00/@, em torno de R$ 10,00/@ acima do P.E”.
Dessa forma, segundo o Instituto, o “mesmo nesse cenário de altos dispêndios ao produtor para custear sua safra, com as oportunidades certas sendo aproveitadas, ainda é possível fazer com que esse esforço possa “valer a pena”.
Fonte: Só Notícias/Agronotícias
◄ Leia outras notícias