Publicado em: 14/05/2014 às 13:20hs
Representantes de cooperativas de 15 países estarão em Curitiba, entre quinta-feira (15) e sábado (17), para participar da nona edição da Expocoop, a principal feira mundial de negócios do setor. Neste ano, o objetivo é aproximar a produção de expositores do consumidor através da formação de novas parcerias nacionais e internacionais. São esperados mais de 6 mil visitantes nos três dias de evento, que ocorre no Expo Unimed.
Além do intercâmbio entre as nações, serão realizados congressos, palestras, seminários, workshops e conferências. Antes mesmo da abertura, já na véspera, líderes cooperativos da África do Sul, Brasil, China, Índia e Rússia se reúnem para a quarta edição da Brics Coop. Os cinco países, que buscam mais protagonismo dentro do cenário econômico mundial, somam mais de 460 milhões de cooperados e 1 milhão de cooperativas. O grupo vai discutir novos acordos comerciais e auxílio técnico entre os países.
Participação agro
Apesar de contar com a presença de cooperativas de crédito, saúde e produção, o setor agrícola domina a feira. Mais de 80% dos participantes são ligados às áreas de alimentação ou bebidas. Esse foi um dos motivos que influenciou a escolha do Paraná como sede do evento. A grande participação do estado no movimento cooperativista mundial também contribuiu para a seleção. De acordo com dados do Sistema Ocepar, o Paraná tem 240 cooperativas, que atuam em 11 ramos de diferentes. O faturamento do setor no estado dá saltos bilionários a cada ano. Em 2013, foram responsáveis por uma arrecadação de R$ 43 bilhões. O aumento se deve à valorização dos grãos, às exportações e à agregação de valor à matéria-prima. No Brasil, o número de entidades já passa de 6 mil. Elas representam 6% do Produto Interno Bruto (PIB) do país e são responsáveis por 50% das exportações agrícolas nacionais.
A Expocoop começa na quinta-feira (15) e segue até no sábado (17) no Expo Unimed Curitiba (Rua Prof. Pedro Viriato Parigot de Souza, 5.300), de 14 às 21 horas. A entrada é gratuita.
Fonte: Gazeta do Povo
◄ Leia outras notícias