Publicado em: 11/03/2014 às 09:00hs
Toda a produção e todas as embalagens das batatas Lar serão adaptadas com o selo halal. “Não trabalharemos mais com batata sem o selo”, afirma a gestora de negócios da cooperativa, Vergínia Gaio.
As batatas serão comercializadas a partir de abril de 2014 em embalagens de três tamanhos: 2kg, 1,100kg e 400 gramas. O foco principal da nova linha de produtos é o mercado interno. A batata estará disponível nos Estados e estabelecimentos como supermercados, distribuidores e atacados em que a Lar atua. “Todos os nossos clientes terão acesso ao produto. Queremos estar presentes em todos os lares e oportunizar também à comunidade islâmica o consumo de mais produtos da marca Lar”, afirma Vergínia.
As batatas são produzidas na Bélgica e importadas para o Brasil já industrializadas, com certificado no país de origem e a marca Lar. Os ingredientes da batata são aprovados pela SiilHalal - Serviço de Inspeção Islâmica e itens como local de estocagem e temperatura são controlados para cumprir as regras do islã e garantir a qualidade final do produto. Os muçulmanos consomem apenas alimentos halal, seguindo os preceitos do Alcorão, livro sagrado do Islam.
A indústria da Lar está a apenas 60 quilômetros de distância de Foz do Iguaçu, cidade que abriga a segunda maior comunidade muçulmana do país. Estima-se que a população de árabes no local, que segue o Islam, seja superior a 20 mil pessoas.
A Cooperativa Lar, que este ano completa 50 anos, está entre as quatro maiores do Paraná. Em 2013 faturou R$ 2,7 bilhões, com um crescimento de 19,39% sobre o ano anterior – o maior de sua história. Atuando nos estados do Paraná, Santa Catarina e Mato Grosso do Sul, bem como no Paraguai, gera 6.461 empregos diretos. Fundada em 1964, a Lar tem hoje 9.199 associados que, além de frangos, produzem cereais, conservas, doces, ovos, café, entre outros alimentos.
Produtos halal no mercado interno
O especialista em mercado halal Chaiboun Darwiche destaca que o selo halal é reconhecido no mundo todo como sinônimo de qualidade. "O objetivo da SiilHalal é atender as solicitações dos muçulmanos no Brasil por produtos halal ". Darwiche acredita na parceria, incentiva e apóia a execução do novo projeto da Lar, como sendo um importante passo para atender estes consumidores. Hoje, os muçulmanos do Paraná e alguma parcela de São Paulo já tem alimentos halal à disposição.
Fonte: Assessoria de Imprensa SiilHalal
◄ Leia outras notícias