Gestão

Congresso da ANDA: Fertilizante é peça chave para necessário aumento da produção agrícola mundial

O papel do fertilizante no aumento da produtividade agrícola é decisivo. Estudos indicam que de 40% a 60% do aumento da produção agrícola conseguida pela agricultura mundial desde 1960 só foi possível graças aos fertilizantes. Além disso, a indústria de biotecnologia voltada para o agronegócio promete um incremento entre 3% e 4% para a produtividade nos próximos anos


Publicado em: 27/08/2013 às 12:20hs

Congresso da ANDA: Fertilizante é peça chave para necessário aumento da produção agrícola mundial

As constatações foram detalhadas por Terry Roberts, presidente do International Plant Nutrition Institute (IPNI), em palestra de abertura no 3º Congresso Brasileiro de Fertilizantes, promovido nesta segunda-feira (26), em São Paulo, pela Anda – Associação Nacional para Difusão de Adubos.

“E a produção tem de ser incrementada ainda mais, pois o mundo necessitará de um aumento da ordem de 50% a 70% na produção de alimentos até 2050 para dar conta do crescimento da demanda, principalmente nos países em desenvolvimento”, diz Roberts. Segundo o palestrante, o crescimento mundial da produção de grãos, que tem se mantido na casa de 1% ao ano, terá de crescer entre 1,2% a 1,5% ao ano para dar conta dessa projeção de crescimento. Nesse sentido, ganhará expressiva importância o papel dos fertilizantes e também dos micronutrientes e adubos orgânicos.

No mesmo painel do qual participou Roberts, Harriet Wegmeyer, diretora da Nutrients for Life Foundation, salientou a necessidade de se fazer um trabalho de educação e esclarecimento da opinião público para se desfazer a imagem negativa que parte da população mundial tem em relação aos fertilizantes. “Nós, da Nutrients for Life Foundation, desenvolvemos uma série de ações junto a professores e alunos de diversos níveis escolares nos Estados Unidos e Canadá para conscientizar sobre a importância dos fertilizantes e nutrientes para plantas na vida das pessoas de forma geral”.

O 3º Congresso Brasileiro de Fertilizantes reúne empresários e lideranças do setor e foi aberto pelo presidente do Conselho de Administração da Anda, George Wagner Bonifácio e Sousa. A mesa de abertura contou com as presenças de Francisco Sérgio Ferreira Jardim, superintendente federal da Agricultura no Estado de São Paulo; de Mônika Bergamaschi, secretária Estadual da Agricultura e Abastecimento; e Antonio Roque Deschen, vice-reitor da USP – Universidade de São Paulo.

Fonte: Mecânica de Comunicação

◄ Leia outras notícias