Publicado em: 27/08/2013 às 12:20hs
As constatações foram detalhadas por Terry Roberts, presidente do International Plant Nutrition Institute (IPNI), em palestra de abertura no 3º Congresso Brasileiro de Fertilizantes, promovido nesta segunda-feira (26), em São Paulo, pela Anda – Associação Nacional para Difusão de Adubos.
“E a produção tem de ser incrementada ainda mais, pois o mundo necessitará de um aumento da ordem de 50% a 70% na produção de alimentos até 2050 para dar conta do crescimento da demanda, principalmente nos países em desenvolvimento”, diz Roberts. Segundo o palestrante, o crescimento mundial da produção de grãos, que tem se mantido na casa de 1% ao ano, terá de crescer entre 1,2% a 1,5% ao ano para dar conta dessa projeção de crescimento. Nesse sentido, ganhará expressiva importância o papel dos fertilizantes e também dos micronutrientes e adubos orgânicos.
No mesmo painel do qual participou Roberts, Harriet Wegmeyer, diretora da Nutrients for Life Foundation, salientou a necessidade de se fazer um trabalho de educação e esclarecimento da opinião público para se desfazer a imagem negativa que parte da população mundial tem em relação aos fertilizantes. “Nós, da Nutrients for Life Foundation, desenvolvemos uma série de ações junto a professores e alunos de diversos níveis escolares nos Estados Unidos e Canadá para conscientizar sobre a importância dos fertilizantes e nutrientes para plantas na vida das pessoas de forma geral”.
O 3º Congresso Brasileiro de Fertilizantes reúne empresários e lideranças do setor e foi aberto pelo presidente do Conselho de Administração da Anda, George Wagner Bonifácio e Sousa. A mesa de abertura contou com as presenças de Francisco Sérgio Ferreira Jardim, superintendente federal da Agricultura no Estado de São Paulo; de Mônika Bergamaschi, secretária Estadual da Agricultura e Abastecimento; e Antonio Roque Deschen, vice-reitor da USP – Universidade de São Paulo.
Fonte: Mecânica de Comunicação
◄ Leia outras notícias