Publicado em: 11/02/2014 às 15:00hs
Para isso, a cooperativa aposta em setores como a comercialização de insumos agropecuários em sua rede de unidades e também na venda de produtos ao varejo. No ano passado, os negócios com insumos cresceram 37% em comparação a 2012, atingindo R$ 630 milhões, enquanto o varejo evoluiu 7%, para R$ 615 milhões.
Recepção - Com 12 mil produtores associados, a cooperativa trabalha também com a expectativa de receber volumes maiores de produtos agrícolas, o que vai depender do comportamento do clima. A estimativa para a soja é de 1,040 milhão de toneladas, contra 970 mil em 2013, 760 mil toneladas de milho (foram 730 mil no ano passado) e 90 mil de trigo (contra 30 mil em 2013). Já as quantidades esperadas de café (190 mil sacas beneficiadas) e laranja (8,4 milhões de caixas) situam-se pouco abaixo em relação ao ano passado.
Ampliação - Para suportar a expansão do recebimento de grãos, a cooperativa investe na ampliação de suas estruturas de armazenagem, que atualmente têm capacidade estática para 1 milhão de toneladas e devem chegar a 1,2 milhão até o início do próximo ano. Ao mesmo tempo, constrói unidades operacionais em diversos municípios nas regiões noroeste e norte do Paraná, realiza melhorias em outras, incentiva programas para o aumento da produtividade das lavouras, impulsiona a integração entre lavoura, pecuária e floresta no arenito caiuá e mira também Estados vizinhos. Em 2013, inaugurou uma loja de insumos agropecuários em Presidente Prudente (SP) e já está abrindo outra em Nova Andradina (MS).
Crescer - “Crescer é fundamental para uma empresa que atua nesse segmento, senão a concorrência atropela”, comenta o presidente do Conselho de Administração, Luiz Lourenço. Ele cita que a Cocamar praticamente dobrou de tamanho nos últimos quatro anos. De 2009 a 2013, o faturamento foi ampliado em 92%, enquanto as vendas de insumos subiram 200% e as de varejo, 81%.
Fonte: Imprensa Cocamar
◄ Leia outras notícias