Publicado em: 03/09/2025 às 09:00hs
A Coamo, maior cooperativa agrícola do Brasil, confirmou que vai investir R$ 3 bilhões na construção de um porto no município de Itapoá, no norte de Santa Catarina. O anúncio foi feito pelo governo estadual na segunda-feira (25) e ratificado pela cooperativa nesta terça-feira (26).
Segundo o governo catarinense, o empreendimento contará com três berços de atracação e terá capacidade para movimentar 11 milhões de toneladas por ano. A previsão é que a operação do porto comece em 2030.
De acordo com a nota oficial, o novo complexo portuário será destinado ao embarque e desembarque de granéis agrícolas, combustíveis líquidos, fertilizantes e GLP (gás liquefeito de petróleo).
Atualmente, a Coamo já atua no porto de Paranaguá (PR), de onde escoa grãos como soja, milho e trigo produzidos por seus 32 mil cooperados. Em 2024, a cooperativa registrou faturamento de R$ 28,8 bilhões.
Segundo o presidente da Coamo, Airton Galinari, a expansão é estratégica para ampliar os negócios.
“Esse é um sonho dos nossos produtores. Nós já temos dois terminais em Paranaguá, onde escoamos quase 5 milhões de toneladas por ano. Sentimos a necessidade dessa expansão porque há operações que ainda não conseguimos realizar”, afirmou.
Fonte: Portal do Agronegócio
◄ Leia outras notícias