Publicado em: 06/08/2025 às 10:30hs
O presidente da Comissão Nacional de Logística e Infraestrutura da CNA e vice-presidente da Confederação, Mário Borba, afirmou que o crescimento sustentável da agropecuária brasileira depende de um sistema de transporte moderno, eficiente e integrado. Borba participou da abertura do seminário “Desafios do transporte ferroviário e competitividade do setor produtivo”, realizado na sede da CNA.
Promovido pela CNA em parceria com a Associação Brasileira das Indústrias de Óleos Vegetais (Abiove) e outras entidades, o seminário reuniu autoridades, presidentes de federações estaduais, representantes do setor e especialistas em transporte ferroviário para discutir os principais gargalos e soluções da logística no Brasil.
Representando o presidente da CNA, João Martins, Borba ressaltou que o crescimento da produção agropecuária em volume, sustentabilidade e tecnologia ainda esbarra em problemas logísticos graves.
“Nossa malha ferroviária é insuficiente e mal distribuída, faltam conexões com as novas áreas agrícolas. Sem transporte eficiente, perdemos força; sem planejamento, tempo; e sem integração, mercado”, destacou.
O vice-presidente da CNA defendeu a expansão da malha ferroviária, o acesso do campo ao serviço e a participação ativa dos usuários — os produtores — no planejamento, regulação e fiscalização das concessões ferroviárias.
Para Mário Borba, o seminário é fundamental para discutir soluções e caminhos para melhorar a competitividade do agro brasileiro:
“Vamos mostrar que o Brasil tem condições de crescer com mais eficiência e gerar mais oportunidades para o setor.”
O diretor-geral da ANTT, Guilherme Sampaio, falou sobre o trabalho de integração dos modais de transporte e a reforma regulatória em andamento no setor ferroviário. Ele destacou a retomada de importantes obras, como a Ferrovia Transnordestina, a Ferrovia de Integração Centro-Oeste (FICO) e a Ferrogrão.
Na abertura, o senador Weverton Rocha (PDT/MA) apresentou seu projeto de lei (PL 4158/2024), que propõe alterações na lei 10.233/01 para modificar atribuições da ANTT no transporte ferroviário, visando aperfeiçoar a política logística nacional. Segundo o senador, é necessário vontade política para avançar nessa pauta.
O deputado federal Alexandre Guimarães (MDB/TO), autor do PL 3345/2025, que também altera a mesma lei, reforçou a importância do debate legislativo para garantir capacidade mínima no transporte ferroviário, melhorar a malha e assegurar igualdade de condições aos usuários.
Após a abertura, o seminário contou com a palestra magna “Ferrovias no Brasil: muita carga, pouco trilho”, seguida por dois painéis de discussão:
O seminário reafirmou a necessidade de investimentos e planejamento para modernizar a infraestrutura logística do Brasil, especialmente a malha ferroviária, como passo essencial para aumentar a competitividade do agronegócio e garantir o desenvolvimento sustentável do país.
Fonte: Portal do Agronegócio
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