Gestão

CNA contribui com comitê de modernização da inspeção federal

A 2ª reunião do Comitê Técnico Permanente de Programas de Autocontrole (Coppa) aconteceu na terça (07), em Brasília


Publicado em: 10/05/2019 às 16:40hs

CNA contribui com comitê de modernização da inspeção federal

A Confederação da Agricultura e Pecuária do Brasil (CNA) participou da definição das cadeias prioritárias que farão parte do projeto piloto do programa de modernização da inspeção agropecuária federal idealizado pelo Ministério da Agricultura. A 2ª reunião do Comitê Técnico Permanente de Programas de Autocontrole (Coppa) aconteceu na terça (07), em Brasília.

Inicialmente quatro segmentos produtivos foram escolhidos: alimentação animal, carne suína, fertilizantes e bebidas. A iniciativa será aplicada nos estabelecimentos regulados pela legislação da defesa agropecuária do país.

“Esse Comitê foi instituído para simplificar o processo de inspeção federal e dar mais autonomia para as indústrias. Essas serão apenas as cadeias iniciais. Depois, a ideia é expandir desde produção primária até o varejo”, afirmou a representante da CNA no Coopa, Lilian Figueiredo.

O Comitê é formado por entidades do setor privado - como a CNA, a Organização das Cooperativas do Brasil (OCB) e a Confederação Nacional da Indústria (CNI) – e secretarias do Ministério da Agricultura.

Para o secretário de Defesa Agropecuária do Ministério da Agricultura, José Guilherme Leal, o Coppa vai aperfeiçoar, em parceria com empresas do setor, o sistema de garantia de qualidade. A ideia é modernizar normas e ter um controle mais eficiente direcionado nos pontos de maior risco.

“É um aprimoramento do serviço e não uma terceirização. O trabalho e a função do Estado continuam. O que a gente precisa é discutir e ter formas mais eficientes de trabalhar e chamar o setor privado para que eles também assumam responsabilidades cada vez maiores”, disse o secretário.

Fonte: Assessoria de Imprensa CNA

◄ Leia outras notícias