Publicado em: 10/10/2013 às 18:20hs
Senadora Kátia Abreu, ex-ministro Alysson Paulinelli e 500 líderes rurais discutem o agronegócio nesta sexta-feira no Hotel Lang Palace, em evento organizado pela FAESC.
A senadora Kátia Abreu, presidente da Confederação da Agricultura e Pecuária do Brasil (CNA) e uma das maiores lideranças do agronegócio nacional e o ex-ministro da Agricultura Alysson Paulinelli, fundador da Embrapa, prestigiarão o Seminário Estadual de Líderes Rurais que a Federação da Agricultura e Pecuária do Estado de Santa Catarina (FAESC) promoverá em Chapecó, nesta sexta-feira (11 de outubro), reunindo 500 pessoas.
O seminário discutirá os desafios, ameaças e oportunidades do agronegócio brasileiro e será desenvolvido das 8h30 às 12h30, no salão nobre do Hotel Lang Palace, reunindo uma centena de presidentes de Sindicatos Rurais de todas as regiões catarinenses e 400 jovens participantes do Programa Empreendedor Rural (PER), desenvolvido pelo Serviço Nacional de Aprendizagem Rural (Senar/SC).
O presidente da FAESC José Zeferino Pedrozo antecipou que esse será um dos maiores encontros do setor primário da economia catarinense.
A programação da FAESC está organizada em três momentos, a partir das 8h30 da manhã. No primeiro, haverá apresentação de projetos dos alunos do Programa Empreendedor Rural (PER) de 2013. No segundo momento, o ex-ministro da Agricultura, Alysson Paulinelli, falará sobre “Os desafios, tendências e perspectivas do agronegócio brasileiro”. No terceiro momento, a senadora Kátia Abreu palestrará sobre “Os avanços e conquistas da CNA e seus desafios futuros”.
Às 11h45, os alunos do PER serão dispensados para almoçar no restaurante do Hotel Lang Palace e, a partir das 15 horas, visitarão o parque de exposição da EFAPI. Os presidentes de Sindicatos Rurais permanecerão reunidos em assembleia geral ordinária para apreciação da previsão orçamentária de 2014.
Às 13 horas haverá almoço na Casa do Suinocultor do parque de exposições Tancredo Neves onde, no período da tarde, os líderes rurais visitarão os pavilhões e estandes da Exposição-feira Agropecuária, Industrial e Comercial de Chapecó, que se encerra no domingo (13). O vice-presidente regional da FAESC, Américo do Nascimento, fará a coordenação operacional do Seminário.
EMPREENDEDOR RURAL
O Programa Empreendedor Rural tem como objetivo desenvolver competências empreendedoras e preparar líderes para ações sociais, políticas e econômicas sustentáveis no agronegócio.
O programa – totalmente gratuito – é patrocinado pelo SENAR/SC, tem 136 horas de aulas teóricas e práticas ministradas no período de março a novembro. Para obter essa qualificação de alto nível é necessário ter idade superior a 18 anos, primeiro grau completo, ser produtor rural ou pertencer à família do campo e estar disposto a desenvolver um espírito empreendedor.
Este é o sétimo ano do PER em Santa Catarina que iniciou em 2007 com duas turmas e 50 participantes e prosseguiu em 2008 (sete turmas e 176 participantes), 2009 (17 turmas e 413 participantes), 2010 (43 turmas e 1.050 alunos), 2011 (39 turmas e 999 participantes), 2012 (17 turmas e 406 formandos) e 2013 (16 turmas e 491 alunos).
KÁTIA ABREU
A senadora Kátia Abreu é a primeira mulher a presidir a influente Confederação da Agricultura e Pecuária do Brasil (CNA). Notabilizou-se por dinamizar a representação e a defesa das classes produtoras brasileiras, potencializando a ação sindical com a atuação parlamentar. Kátia Abreu nasceu em Goiânia, onde se formou em Psicologia, na Universidade Católica de Goiás. Mãe de três filhos, tornou-se chefe de família e empresária rural aos 25 anos de idade, com a morte do marido. Em 1994 presidiu o Sindicato Rural de Gurupi e em 1995 assumiu a presidência da Federação da Agricultura e Pecuária do Estado do Tocantins, cargo que exerceu por quatro mandatos consecutivos (1995 a 2005). Assumiu a Câmara dos Deputados em 2000 e o Senado da República em 2007. Preside a CNA desde 2008.
ALYSSON PAULINELLI
Avaliado como um dos melhores ministros da Agricultura da República, Alysson Paulinelli, 77 anos, mineiro de Bambuí, é professor e engenheiro agrônomo. Foi deputado federal constituinte, presidente do Banco do Estado de Minas Gerais, Secretário de Agricultura do Estado de Minas Gerais, Ministro de Estado da Agricultura, presidente da Confederação Nacional da Agricultura, Secretário de Agricultura, Pecuária e Abastecimento e coordenador do Fórum Nacional de Agricultura. Em 2006, recebeu o World Food Prize, prêmio mundial da alimentação e agricultura, em reconhecimento pela sua contribuição para o aumento da oferta mundial de alimentos.
Fonte: MB Comunicação Empresarial/Organizacional
◄ Leia outras notícias