Gestão

Cascavel sedia debate sobre rumos da safra

Segunda etapa do Ciclo de Palestras Informação e Análise do Agronegócio, realizada nesta segunda-feira (18), colocou em debate temas ligados à armazenagem e escoamento da produção


Publicado em: 18/11/2013 às 20:10hs

Cascavel sedia debate sobre rumos da safra

Foi realizada na manhã desta segunda-feira (18) a segunda etapa do Ciclo de Palestras Informação e Análise do Agronegócio, promovido pela Gazeta do Povo em Cascavel (Oeste). Produtores, técnicos, professores e demais profissionais do setor compareceram a sede da Associação Regional dos Engenheiros Agrônomos de Cascavel (Areac) para conferir discussões sobre questões ligadas a armazenagem e o escoamento da safra de grãos frente aos desafios do crescimento da produção nacional.

A viabilidade de investimentos na área de armazenagem foi o tema da palestra ministrada por Eugênio Stefanelo, técnico da Companhia Nacional de Abastecimento (Conab). Ele alertou para a necessidade de que a capacidade de armazenagem seja dobrada nos próximos dez anos para cobrir o crescimento da produção no país. O técnico citou os benefícios da instalação silos na propriedade, como vantagens na comercialização e redução nas despesas com frete e secagem da produção. No entanto, ele declara que esse investimento não é viável em qualquer situação. “Não se pode dizer de antemão que armazenar é lucrativo, já que em muitos casos o melhor momento de venda é na hora da colheita”, pontua.

Complementando a discussão, o técnico do Banco Regional de Desenvolvimento do Extremo Sul (BRDE), Paulo Marques Ferreira detalhou as linhas de créditos oferecidas pelo governo. Ele destacou que a demanda está aquecida, o que tem afetado o tempo de avaliação das propostas. “Estamos com excesso de processos e falta de gente”, pontua.

O aspecto logístico foi debatido por Lourenço Fregonese, diretor da Administração dos Portos de Paranaguá e Antonina (Appa). “A agricultura está 30 anos a frente da logística. Somos mais produtivos que os norte-americanos mas perdemos a disputa na infraestrutura”, avalia. Ele detalhou aspectos que visam dinamizar a operação de grãos no terminal de Paranaguá, como o sistema Carga Online, que organiza o fluxo dos caminhões que chegam para descarregar.

Os debates foram finalizados com uma avaliação sobre o potencial para que o Brasil colha 200 milhões de toneladas na safra 2013/14. A previsão, feita pela Expedição Safra Gazeta do Povo, foi apresentada por Giovani Ferreira, coordenador do projeto.

Outras três ciclos de discussão estão programados até dezembro, com etapas em Londrina (2/12), Maringá (2/12), Curitiba (12/12).

Fonte: Gazeta do Povo K0R9257-665x407

◄ Leia outras notícias