Gestão

Casal troca agitação do Rio de Janeiro por vida tranquila no campo

Propriedade onde vivem tornou-se exemplo para produção de queijos artesanais premiados


Publicado em: 23/04/2024 às 12:30hs

Casal troca agitação do Rio de Janeiro por vida tranquila no campo

No belo cenário rural da cidade de Lima Duarte, na Zona da Mata, uma história de mudança de vida vem ganhando destaque. Há alguns anos, o casal Maria Elisa de Almeida e Jorge Luiz Coutinho resolveram abandonar o burburinho das metrópoles em busca de dias mais próximos à natureza. Após uma vida inteira na cidade do Rio de Janeiro, os dois se aposentaram e decidiram provar que é possível deixar a agitação da cidade e levar uma vida mais tranquila no interior de Minas. 

“Procuramos por mais de um ano um lugar que nos agradasse e agora estamos completando 9 anos vivendo aqui”, contou Maria Elisa.  “A gente nunca tinha vivido no campo, mas viemos com a cara e a coragem.  Achei que ia descansar, mas compramos gado, começamos a fazer queijo e abrimos a pousada”, completou Jorge.

Situada entre as colinas da serra do Ibitipoca e do morro do Pão de Angu, a propriedade escolhida pelo casal tornou-se não apenas um lar, mas um empreendimento de sucesso. Desde 2020 eles vêm investindo na produção de queijos artesanais. “Eu não sabia nada de queijo, só de comer”, comentou Maria Elisa. Mas a pequena produção vem ganhando destaque em concursos.  Foram duas medalhas (Prata e Ouro) na Expo Queijos de Araxá em 2021 e, este mês, a medalha Super Ouro no Concurso Mundial de Queijos, realizado em São Paulo, com um produto novo: o requeijão em barra. 

“Eu tinha um problema com queijos fora do meu padrão de qualidade, quando estavam menores, ou rachados, daí o que fazer? E então foi proposto eu fazer um teste com meu queijo, fazendo esse requeijão, que fica com um sabor diferenciado, pois é o meu queijo fundido”, disse Maria Elisa.  O produto é feito após 22 dias de maturação do queijo, o que rende um sabor intenso.

Fonte: Sistema Faemg|Senar|Inaes

◄ Leia outras notícias