Publicado em: 20/02/2015 às 15:30hs
A Capal realizou no início do mês o seu Dia de Campo de Verão, que se repetiu em cinco cidades nos estados de São Paulo e Paraná. Produtores associados, equipe técnica da Capal e da Fundação ABC reuniram-se em Taquarivaí (SP), Itaberá (SP), Taquarituba (SP), Wenceslau Braz (PR) e Arapoti (PR), somando mais de 330 participantes. Foram tratados assuntos como análise de ervas, pragas e doenças, cultivares de soja e híbridos de milho. Destaque para as informações sobre o controle de mosca branca e de plantas resistentes, como buva e capim amargoso, e sobre o comportamento da tecnologia Intacta PRO na safra 14/15.
Pesquisas - Nestes eventos os profissionais da Fundação ABC apresentaram resultados de pesquisas e experiências realizadas pela instituição, mostrando no campo as diferenças entre cultivares, a aplicação de produtos para controle e a importância da rotação de culturas. Para Rudimar Molin, pesquisador e coordenador do Departamento de Fitotecnia da Fundação ABC, o evento foi um sucesso. “Mais uma vez, os dias de campo da Capal, em parceria com a Fundação ABC, foram um sucesso. Envolver a pesquisa, a assistência técnica e o associado (usuário final das tecnologias) é uma maneira eficaz de fazer com que os resultados gerados pela Fundação cheguem rapidamente até o produtor. As informações repassadas para o grupo são essenciais para que possam tomar decisões acertadas do ponto de vista custo/benefício e tecnologia disponível no mercado, para assim tornar a atividade mais eficiente. Todos ganham com isso”, afirma Molin.
A visão do produtor - O associado da filial Wenceslau Braz, Marcos Watanabe, conta que sempre participa do Dia de Campo para conhecer as novidades. “Gosto de conferir o que a Fundação ABC tem para apresentar, pois sempre aprendo coisas novas”, diz. Também o produtor Johan Koopman falou sobre a importância do encontro: “Diariamente converso com os agrônomos da Capal, para me atualizar sobre os assuntos do campo, mas, neste encontro temos uma outra oportunidade, a de encontrar os colegas, trocar experiências e reforçar nossos conhecimentos, com a ajuda da Capal e da Fundação ABC”.
Assistência Técnica responsável - O Departamento de Assistência Técnica da Capal atua de forma responsável no auxílio ao produtor, mostrando as melhores aplicações, orientando sobre as melhores práticas e acima de tudo reforçando a missão da Cooperativa, promovendo o cooperativismo. A cadeia agrícola responde por cerca de 70% das operações da Capal, produzindo aproximadamente 600 mil toneladas de grãos por ano, com destaque para soja, milho e trigo. A área agrícola assistida pelos técnicos da Cooperativa ultrapassa os 121 mil ha, com predomínio do plantio direto na palha.
Fonte: Assessoria de Imprensa Capal
◄ Leia outras notícias