Gestão

CAPAL auxilia cooperados com lives sobre mercado agropecuário desde o início da safra verão 2020

Cooperativa também utiliza outras plataformas para aproximar associados, como podcast, aplicativo, redes sociais e newsletter


Publicado em: 21/06/2021 às 08:40hs

CAPAL auxilia cooperados com lives sobre mercado agropecuário desde o início da safra verão 2020

Mesmo com a distância imposta pela pandemia, a Capal Cooperativa Agroindustrial se mantém presente no dia a dia de seus cooperados. Aliada à tecnologia e canais online de comunicação, a cooperativa disponibiliza diversas plataformas digitais para que os produtores se mantenham atualizados com informações direcionadas às suas necessidades, agregando valor ao trabalho no campo.  

Com linguagem acessível e didática, a CAPAL promove mensalmente, desde setembro de 2020, as lives de mercado. Em parceria com a consultoria StoneX, o encontro virtual, em formato de palestra, apresenta dados sobre o atual cenário econômico, como o câmbio, a movimentação do mercado de grãos e o melhor momento para a comercialização. 

“A StoneX está praticamente em todas as regiões do país e vejo um diferencial enorme da CAPAL de pode levar esse tipo de informação, porque o reflexo disso é um produtor comercializando melhor e mais capitalizado”, comenta o consultor de gerenciamento de risco Guilherme Cioccari, responsável pelo repasse de informações aos cooperados. 

Para o diretor comercial da cooperativa, Eliel Magalhães, a iniciativa é importante porque 2021 tem se mostrado um ano bastante dinâmico em relação aos valores das commodities. 

“Tivemos mudanças de patamares consideráveis nos preços dos cereais, então, baseando-se nos relatórios da USDA [Departamento de Agricultura dos Estados Unidos], traduzimos essas informações e oferecemos uma estrutura virtual para apresentar de forma facilitada aos nossos cooperados o movimento do mercado a cada mês”, explica. 

Durante a live de mercado, os cooperados podem interagir com o envio de dúvidas pelo chat ou pelo WhatsApp. Morador de Taquarituba, o produtor Luciano Zanforlin Filho afirma que as reuniões online têm sido fundamentais para a tomada de decisão nos manejos. “Eu tinha negociado 40% da soja e o restante, decidi acompanhando as lives de mercado. Antes a gente fazia uma palestra por semestre, na safra, e nem sempre eu podia comparecer, mas agora via YouTube, todos têm acesso e conseguem acompanhar as novidades de casa”, diz Luciano. 

Gestão online

Desenvolvido pela Fundação ABC em parceria com as cooperativas, o SigmaABC é uma ferramenta digital aplicada a agropecuária e que se destaca por agregar diferentes funções para gestão das atividades rurais. A plataforma está disponível gratuitamente para cooperados da CAPAL. 

Entre as funções de gestão oferecidas pelo SigmaABC, estão o acompanhamento do planejamento das safras, monitoramento do desenvolvimento e das condições agroclimáticas, auxílio nas análises financeiras dos resultados obtidos, disponibilização de históricos e informações atualizadas sobre os manejos agronômicos e possíveis ocorrências de campo (pragas, doenças e plantas daninhas), entre outras informações previstas em seus 31 diferentes módulos.

O SigmaABC pode ser acessado em sua versão web, pelo login restrito da Área do Cooperado, ou pelo aplicativo, disponível nas versões Android e iOS.

Outros canais online que os cooperados podem recorrer para se manterem informados são o TecTalk, podcast da CAPAL disponível no Spotify, que traz entrevistas com profissionais especialistas do setor, além do informativo semanal CAPAL Notícias. Ambos podem ser acessados pelo site da cooperativa. 

Além disso, a conta do Instagram da CAPAL (@capal_cooperativa) é sempre atualizada com informações do setor e atividades da cooperativa, sendo útil tanto para os cooperados quanto para a comunidade geral.

Fonte: Capal Cooperativa Agroindustrial

◄ Leia outras notícias