Gestão

Campus Araras da UFSCar recebe grupo de técnicos da agroindústria tailandesa

Visita teve foco nos programas desenvolvidos pela Universidade referentes à cana de açúcar, mecanização agrícola e melhoramento genético da cana, dentre outros


Publicado em: 31/07/2014 às 07:40hs

Campus Araras da UFSCar recebe grupo de técnicos da agroindústria tailandesa

Na última sexta-feira, 25 de julho, o Centro de Ciências Agrárias (CCA), Campus Araras da Universidade Federal de São Carlos (UFSCar), recebeu a visita de uma comitiva de nove técnicos da Usina Kaset Thai International Sugar Corporation (KTIS Group) e da Asia Pacific Agricultural Machinery, companhia de mecanização agrícola da Tailândia, que conheceu o Campus com o objetivo de trocar experiências na área de produção de cana-de-açúcar.

A visita começou às 9 horas, com uma apresentação institucional feita pelo Diretor do CCA, professor Jozivaldo Prudêncio de Morais. Os tailandeses também participaram de um debate técnico sobre mecanização agrícola, com o pesquisador Rubismar Stolf, docente do Departamento de Recursos Naturais e Proteção Ambiental da UFSCar.

Segundo Rubismar, o grupo veio a convite da CASE e da New Holland Agriculture, representadas na Tailândia pela Asia Pacific Agricultural Machinery. "A comitiva era composta por profissionais de mecanização agrícola de uma das maiores indústrias sucroalcooleiras do mundo, com moagem de sete milhões de toneladas por ano. Discutimos a evolução da colheita no Brasil e técnicas que visam minimizar o efeito do tráfego intenso na área de colheita mecanizada da cana-de-açúcar. O grupo mostrou-se muito receptivo e interessado nos temas”, afirmou.

Em seguida, assistiram a uma apresentação sobre o Programa de Melhoramento Genético de Cana-de-Açúcar (PMGCA) desenvolvido no CCA, com o pesquisador Roberto Chapola. Também conheceram as instalações e laboratórios do PMGCA, que pertence à Rede Interuniversitária para o Desenvolvimento do Setor Sucroalcooleiro (Ridesa), acompanhados da pesquisadora Monalisa Sampaio Carneiro, do Departamento de Biotecnologia e Produção Vegetal e Animal.

O grupo também visitou a Usina São João e retornou para a cidade de Ribeirão Preto, onde ficaram hospedados.

Fonte: Comunicação Social da Universidade Federal de São Carlos

◄ Leia outras notícias