Gestão

CAMPOLINA “HI-TECH”

ABCCCampolina investe em Tecnologia da Informação (TI) para tornar comunicação e serviços mais ágeis


Publicado em: 20/02/2014 às 17:10hs

CAMPOLINA “HI-TECH”

A Associação Brasileira dos Criadores do Cavalo Campolina (ABCCCampolina) conta com aproximadamente 1.200 associados pelo Brasil e recebe entre dez e 15 novos sócios por mês. Só em 2013, emitiu mais de 1.000 registros definitivos, além de 1.500 comunicados de cobrição, 1.215 transferências de embriões, 1.000 transferências de propriedade e 2.580 nascimentos. Como esses números devem aumentar mais nos próximos anos, a associação buscou amparo tecnológico e adotou um novo software de gestão.

Testes foram feitos nos últimos meses e ajustes finais permitiram implantação em fevereiro de 2014. Foi um investimento de R$ 270 mil que se fazia necessário, especialmente para interligar dois dos departamentos mais importantes da entidade, o Serviço de Registro Genealógico e o Financeiro. Em resumo, essa nova tecnologia oferece comodidade ao associado, agilizando a emissão de documentos e relatórios mais consistentes.

O analista de sistemas da ABCCCampolina, Alessandro Diniz Costa, explica que antes a associação trabalhava com sistemas que não se comunicavam entre si, resultando em replicações de um banco de dados para outro, tornando a base pouco consistente. “Era comum, por exemplo, um dos sistemas apresentar baixa de pagamento, o documento ser emitido para o associado e, um tempo depois, reaparecer em aberto. Isso gerava certo desconforto ao Financeiro, que se via responsável pela situação. Este novo modelo elimina estas replicações e os controles financeiros passam a ser 100% confiáveis”, afirma.

A adoção de tecnologia, inclusive, proporcionou a criação de um sistema oficial de julgamento, permitindo ao campolinista acompanhar a classificação de seus animais em qualquer exposição especializada. Cada promotor de evento deverá se credenciar junto à ABCCCampolina e seu uso passa a ser obrigatório. Ao final de cada mostra, o software compila os dados e os transfere para o departamento de tecnologia da associação. Após breve conferência, segue ao site (www.campolina.org.br) para apreciação do público. “O criador ou usuário, agora, pode consultar a classificação no ranking, a pontuação e a colocação dos animais. O sistema entrará oficialmente em operação nas próximas exposições da raça”, avisa Diniz.

Os testes foram realizados durante a 33ª Semana Nacional do Cavalo Campolina, evento que foi palco de muitas inovações na raça, como a transmissão simultânea dos julgamentos através do site e em um telão instalado na pista. Essa plataforma, inclusive, fortaleceu o marketing da associação, com a exibição de institucionais e propagandas de patrocinadores.

SAIBA MAIS: www.campolina.org.br

Fonte: Pec Press® - Imprensa Agropecuária

◄ Leia outras notícias