Gestão

CÂMBIO: Não temos meta alvo do dólar, afirma Dilma

A presidente Dilma Rousseff disse nesta quarta-feira (28/08) que o governo não tem uma “meta alvo” para o dólar


Publicado em: 28/08/2013 às 19:10hs

CÂMBIO: Não temos meta alvo do dólar, afirma Dilma

A petista ressaltou que a volatilidade da moeda americana decorre do fato de ela estar em um processo internacional de valorização em razão de uma mudança na política do banco central dos Estados Unidos.

Reservas - “Não se deve à economia brasileira [a volatilidade do dólar]”, disse Dilma em entrevista a emissoras de rádio de Minas Gerais, acrescentando que o Brasil possui reservas em moeda americana. “Temos bala na agulha para encarar esse processo. [A volatilidade do dólar]  não impacta a economia brasileira como impacta outras economias”, completou.

Câmbio flutuante - A presidente disse que o país vive um regime de câmbio flutuante e que, se alguém responder que existe meta alvo de dólar, “desconfie”. “Nossa política é de dólar flexível. Deixamos o dólar flutuar”, disse a presidente. “Entramos no mercado para atenuar essas flutuações, para não ter processo de pânico”, acrescentou.

Situação fiscal boa - Ao falar da economia brasileira, Dilma afirmou que o país tem “uma situação fiscal muito boa”. Chamou atenção ainda para os processos de concessões de infraestrutura, com os quais o governo conta para alavancar a economia neste segundo semestre. “Vamos ter vários processos de concessões que vão atrair muitos investimentos. E vamos ter uma das maiores licitações de petróleo do mundo”, completou Dilma em referência ao campo de Libra.

Inflação - A presidente afirmou também que “a inflação já esteve em processo mais agressivo”. Além disso, enfatizou que, comparativamente a economias da União Europeia e dos Estados Unidos, o Brasil está em situação de manter o crescimento.