Gestão

BRF lança projeto de conscientização sobre nutrição adequada e desperdício de alimentos na Turquia

Iniciativa ‘Smart Kids Table’, que conta com o apoio do Ministério da Educação Nacional da Turquia, visa atingir 3 mil famílias e professores até o fim de 2022


Publicado em: 23/05/2022 às 07:00hs

BRF lança projeto de conscientização sobre nutrição adequada e desperdício de alimentos na Turquia

A BRF, uma das maiores companhias de alimentos do mundo, por meio de sua marca Banvit, na Turquia, deu início ao projeto ‘Smart Kids Table’, que tem por objetivo contribuir para a criação de gerações saudáveis e evitar o desperdício de alimentos, no âmbito dos esforços de sua agenda de sustentabilidade. O anúncio foi realizado em Istambul, com a participação do diretor Executivo da Banvit BRF, Tolga Gündüz, da especialista em Nutrição e ativista de Vida Sustentável Dilara Koçak e do pedagogo e acadêmico Dr. Özgür Bolat.

O novo escopo do projeto, que foi realizado pela primeira vez entre 2008 e 2016, busca estabelecer hábitos alimentares adequados para crianças, famílias e educadores e conscientizar sobre o desperdício de alimentos. Levando em conta que os hábitos alimentares são adquiridos substancialmente no seio da família, a ‘Smart Kids Table’ inclui atividades de educação e sensibilização de alunos do ensino básico, suas famílias e professores acerca do tema da alimentação sustentável.

“O desperdício de alimentos, que desencadeia problemas como a crise climática e a poluição ambiental, é uma pauta de todos nós. Precisamos mudar nossos hábitos alimentares e de consumo e praticar o uso consciente dos recursos em nosso estilo de vida. Isso vai ajudar a preparar um mundo melhor para o futuro”, afirma Tolga Gündüz, diretor executivo da Banvit BRF.

No Brasil, o Instituto BRF, que fomenta o projeto na Turquia, também conta com iniciativas voltadas para combater o desperdício de alimentos. Em 2021, por exemplo, o IBRF lançou o programa Ecco Comunidades, que busca soluções inovadoras para reduzir a perda e o desperdício, em parceria com as organizações Prosas e Quintessa. 

“Promover impacto social positivo por meio da inovação e gerar segurança alimentar em parceria com a sociedade civil é um dos objetivos do IBRF. O Ecco Comunidades, por exemplo, está inserido em diversas ações da Companhia, que tiveram início com o lançamento da plataforma Ecco – Especialista em Consumo Consciente, e visa educar e sensibilizar a sociedade para o desafio global do combate ao desperdício de alimentos”, afirma Bárbara Azevedo, gerente do Instituto BRF.

O pedagogo Dr. Özgür Bolat, um dos líderes do projeto na Tuquia, enfatizou que a nutrição é uma relação que se estabelece com a vida. “Autonomia é a capacidade da criança de tomar suas próprias decisões. É importante que se envolvam em degustações de alimentos e atividades como cozinhar juntas. Se elas não podem tomar sua própria decisão sobre quanto comer, sua autonomia diminui. A cultura de nutrição correta desempenha um papel no mecanismo de tomada de decisão da criança. É importante que os pais das crianças as aceitem como elas são. A base do desperdício está no fato de que os pais criam uma cultura de alimentação saudável em casa.” 

Todos os professores, famílias e alunos na Turquia poderão acessar o conteúdo educacional criado pela Especialista em Nutrição e Ativista de Vida Sustentável Dilara Koçak e pelo Pedagogo e Acadêmico Dr. Özgür Bolat, bem como outros especialistas em nutrição e desenvolvimento infantil, no âmbito das contribuições do Ministério da Educação Nacional da Turquia. 

O projeto também conta com uma estrutura de educação integrada, por meio de perfis nas redes sociais para que as famílias possam obter informações e incorporar nas suas práticas diárias. O objetivo é atingir 3 mil famílias e professores até o final do ano, com treinamentos presenciais e plataforma digital.