Gestão

Brasil tem que investir no etanol, diz Anfavea

Para o presidente da entidade, Luiz Yabiku, uma indústria do etanol forte é fundamental para o setor automobilístico


Publicado em: 08/10/2013 às 09:10hs

Brasil tem que investir no etanol, diz Anfavea

O Brasil tem que investir no etanol, afirmou Luiz Moan Yabiku Júnior (foto), presidente da Anfavea (Associação Nacional dos Fabricantes de Veículos Automotores), durante entrevista coletiva nesta sexta-feira (04), em São Paulo (SP). Na ocasião, a entidade anunciou os números de produção, licenciamento, vendas, emprego e exportações do setor automobilístico, relativos a setembro, inclusive do segmento de máquinas agrícolas.

Segundo Yabiku, uma indústria do etanol forte é fundamental para o avanço do setor automobilístico do País. “Três coisas fazem parte da estratégia de uma nação bem sucedida. A primeira é água, a segunda é comida, e a terceira é energia”, disse o dirigente. “Acredito fortemente que a energia brasileira é o etanol, e a Anfavea sempre vai defender isso.”

Máquinas agrícolas

No acumulado de janeiro a setembro, o desempenho do segmento de máquinas agrícolas foi positivo, com exceção das exportações. A produção cresceu 19,8% frente o mesmo período do ano passado, saltando de 63,4 mil unidades para 75,8 mil. As vendas internas também aumentaram, registrando avanço de 25,1%.

Nos primeiros nove meses do ano foram comercializadas no mercado doméstico 63,9 mil unidades frente 51 mil em igual período do ano passado. “Teremos um ano recorde no segmento de máquinas agrícolas”, destacou Milton Rego, vice-presidente da Anfavea. Somente as exportações recuaram, apresentando uma queda de 5%. De janeiro a setembro deste ano foram embarcadas 11,5 mil unidades ante 12 mil do mesmo período de 2012.

Fonte: Sou Agro

◄ Leia outras notícias