Publicado em: 28/05/2014 às 08:30hs
Acompanhado da diretora de tecnologia Kathleen Shelton, líder da área de pesquisa de agroquímicos, o presidente mundial da DuPont Proteção de Cultivos, Rik Miller, cumpriu uma extensa agenda em sua visita ao Brasil, encerrada nos últimos dias. Miller reuniu-se com as lideranças local e regional da DuPont, encontrou-se com agricultores e distribuidores e percorreu as principais unidades da empresa no território nacional.
No Centro de Inovação Brasil (CIB), localizado na cidade de Paulínia, interior de São Paulo, o executivo frisou a importância do mercado agrícola brasileiro na estratégia de expansão global da empresa.
Na mesma ocasião, o vice-presidente da DuPont Brasil Proteção de Cultivos, Mario Tenerelli, reforçou que o negócio local avançou representativamente nos últimos períodos. Tenerelli adiantou que a companhia espera sustentar esse salto através da introdução de tecnologias de ponta e produtos inovadores. A expectativa é que unidade brasileira cresça dois dígitos por ano a partir de 2014.
Segundo Miller, o Brasil figura hoje entre os cinco principais mercados para a DuPont no segmento de Proteção de Cultivos, entre 130 países nos quais a empresa opera. Ele também ressaltou que a agricultura brasileira está absorvendo parte representativa dos esforços da DuPont direcionados à inovação tecnológica.
Como desdobramento desse posicionamento, Miller destacou a construção do Centro de Inovação Brasil, que atende toda a América Latina. Aquela unidade abriga hoje um dos mais importantes centros de pesquisas da DuPont. A planta, acrescentou o executivo, tornou-se uma referência mundial para desenvolvimento de tecnologias nas culturas de soja, cana-de-açúcar e café.
Miller assinalou ainda que todos os estudos empreendidos atualmente em torno de novas moléculas - como Rynaxypyr®, já lançada no Brasil com os produtos Premio® e Altacor®, e Cyazypyr®, que está em fase de registro nos órgãos reguladores através das marcas Benevia® e Verimark™– consideram necessidades específicas da agricultura brasileira.
Além de Rynaxypyr® e Cyazypyr®, tecnologias da categoria inseticidas, Miller observou que a DuPont vem investindo fortemente no desenvolvimento de novas moléculas fungicidas e herbicidas.
Outra prioridade da companhia, de acordo com Miller, é manter os investimentos significativos aplicados na plataforma socioambiental DuPont Segurança e Saúde do Campo, que concentra 5 projetos elaborados para públicos distintos do meio rural. Todos são focados no treinamento de agricultores para o uso seguro de agroquímicos e a difusão de boas práticas agrícolas
“Vim ao Brasil para olhar as oportunidades de crescimento que temos e também pensar em uma estratégia de longo prazo”, resumiu Rik Miller ao final da visita.
A diretora de tecnologia, Kathleen Shelton, acrescentou que a empresa tem como meta introduzir no mercado global de Proteção de Cultivos ao menos um novo produto por ano. No Brasil, segundo afirmou a especialista, há vários insumos de ponta dependendo do aval de órgãos reguladores para chegar ao mercado.
De acordo com os executivos de sua matriz, a DuPont investe anualmente o montante de US$ 1,1 bilhão em pesquisa aplicada às áreas de agricultura e alimentação. No ano passado, os agroquímicos responderam por 10% da receita total da companhia, que foi de US$ 36,1 bilhões.
Fonte: DuPont Proteção de Cultivos/Brasil - Assessoria de Imprensa
◄ Leia outras notícias