Gestão

Brasil e China estreitam laços no agronegócio e destacam liderança feminina durante o 10º CNMA

Evento destaca protagonismo feminino no setor e consolida cooperação bilateral entre os dois países para o desenvolvimento sustentável do campo


Publicado em: 29/07/2025 às 08:30hs

Brasil e China estreitam laços no agronegócio e destacam liderança feminina durante o 10º CNMA

A relação entre Brasil e China no setor agropecuário ganha mais força com a participação inédita da Câmara de Comércio e Indústria Brasil-China (CCIBC) no 10º Congresso Nacional das Mulheres do Agronegócio (CNMA), que acontecerá nos dias 22 e 23 de outubro, no Transamerica Expo Center, em São Paulo (SP). A estimativa é reunir mais de 3 mil participantes de todo o país.

Participação estratégica da CCIBC

Em sua estreia no CNMA, a CCIBC contará com estande próprio e apoio institucional ao evento. A entidade irá apresentar suas atividades e oferecer orientações a visitantes sobre como estabelecer negócios com a China.

“É muito significativo estarmos no CNMA, já que o agronegócio é a principal base da nossa relação comercial com o Brasil. Assim como aqui, muitas mulheres também lideram grandes empresas do setor na China”, afirma Charles Andrew Tang, presidente da Câmara.

Relações bilaterais e impacto econômico

Tang destacou que eventos como o CNMA ajudam a fortalecer a parceria estratégica iniciada em 2002 entre os dois países. Desde 2009, a China ocupa o posto de maior parceiro comercial do Brasil. Em 2024, o superávit brasileiro com os chineses chegou a quase US$ 80 bilhões.

Atuação da CCIBC

Fundada em 1986, a CCIBC é a única entidade brasileira reconhecida oficialmente pelo Conselho Chinês para Promoção do Comércio Internacional (CCPIT), pela Confederação Nacional do Comércio (CNC) e pela Associação Comercial de São Paulo (ACSP).

A instituição atua como ponte entre empresas brasileiras e chinesas, oferecendo serviços como orientação sobre legislações comerciais, identificação de oportunidades de negócio, emissão de certificados de origem, além de promover missões empresariais, rodadas de negócios, feiras e seminários.

Envolvimento feminino no agro sino-brasileiro

A participação da CCIBC também visa ampliar o diálogo sobre a presença feminina no agronegócio, tanto no Brasil quanto na China. “A presença do nosso maior parceiro comercial no Congresso é fundamental para ampliarmos o conhecimento sobre o papel das mulheres no setor agrícola chinês”, destaca Renata Camargo, gerente de Desenvolvimento e Novos Negócios do Transamerica Expo Center.

Inscrições abertas para o CNMA 2025

As inscrições para o CNMA 2025 já estão abertas e podem ser feitas pelo site oficial do evento: www.mulheresdoagro.com.br/inscricao. Um lote promocional está disponível para os interessados em garantir presença na edição especial do congresso.

Fonte: Portal do Agronegócio

◄ Leia outras notícias