Gestão

Boa Safra investe em inovações para assegurar a qualidade das sementes

A Boa Safra, empresa líder na produção de sementes no Brasil, anuncia a implementação de diversas inovações na área da qualidade de sementes. O objetivo é garantir a entrega de sementes de alta qualidade e vigor para os seus clientes


Publicado em: 16/04/2024 às 15:10hs

Boa Safra investe em inovações para assegurar a qualidade das sementes

De acordo com Maikely Feliceti, doutora em Tecnologia de Sementes e Gerente de Qualidade da companhia, a Boa Safra está comprometida em fornecer aos seus clientes sementes de alta qualidade e desempenho. “Nosso compromisso com a excelência abrange três grandes áreas. São elas, o laboratório, o coração da nossa empresa, presente em todas as etapas da produção de sementes de soja; O canteiro, em que temos dez estufas em todas as nossas unidades e centros de distribuição, onde monitoramos os lotes mensalmente, e claro, a pesquisa, com um dedicada em trazer inovações e tecnologias para a área de sementes”.

Um dos principais testes, o teste de emergência em canteiro avalia a capacidade das sementes de gerarem plântulas vigorosas em condições de campo. Por meio desse teste, a Boa Safra obtém informações importantes sobre o desempenho dos lotes de sementes, como a porcentagem de emergência, a velocidade de emergência e o vigor das plântulas.

Thais Badú, líder da qualidade e responsável pelo setor dos canteiros, afirma: “As inovações no teste de emergência em canteiro são mais um passo nesse sentido. A empresa investe continuamente em melhorias para aprimorar seus processos e garantir a satisfação dos seus clientes”, comenta. 

Melhorias significativas na estufa

A empresa investiu em uma série de melhorias para as suas estufas, onde são realizados os testes de emergência em canteiro. Entre as principais inovações, estão:

  • Sistema de irrigação com microaspersores e quadro de controle automático: Permite um controle mais preciso da irrigação, garantindo que as sementes recebam a quantidade ideal de água.
  • Telas com espaçamento adequado: Permitem o fluxo de ar dentro da estufa, evitando o acúmulo de calor e a consequente danificação das plântulas.
  • Luminete com sistema de movimentação interno: Permite ajustar a temperatura da estufa, criando um ambiente ideal para o desenvolvimento das plântulas.
  • Cortinas laterais com manivelas manuais: Evitam a perca hídrica pelo vento durante o momento da irrigação.
  • Refletores em cada estufa: Melhoram a iluminação e facilitam a visualização das plântulas.
  • Numeração dos canteiros: Facilita a organização e o controle do trabalho.

A Boa Safra também adquiriu novas ferramentas para facilitar a etapa de semeadura do teste de emergência em canteiro. São semeadores e furadores de acrílico com profundidade e espaçamento adequados para cada cultura. Isso garante uma semeadura mais rápida e precisa, além de reduzir o risco de erros.

O layout dos canteiros foi otimizado para melhorar a postura dos colaboradores durante a instalação e avaliação do teste. A altura dos canteiros foi ajustada para reduzir o esforço físico e a profundidade foi reduzida para diminuir o consumo de substrato.

Entre os benefícios das inovações implementadas pela Boa Safra no teste de emergência em canteiro estão a padronização dos processos, maior confiabilidade nos resultados dos testes, redução do tempo necessário para realizar as testagens, melhoria da condição ergonômica para os colaboradores e assegurar a qualidade das sementes produzidas pela companhia.

Fonte: Brodeur

◄ Leia outras notícias