Publicado em: 11/08/2014 às 17:20hs
A informação foi divulgada no último dia 07 pela Companhia Nacional de Abastecimento (Conab), que realizou estimativa sobre a safra 2014/2015, em comparação com o mesmo período do ano passado. Com isso, empresas especializadas no refino no açúcar, na produção do álcool e no cultivo da cana, propriamente, terão que realizar mais contratações para o trabalho na produção.
Apesar da área de plantio ter sido reduzida, a produtividade por hectare da cana de açúcar aumentou. De acordo com a companhia, o Piauí teve um incremento de 19% no total plantado e colhido. A estimativa é de que o Piauí produza 67 toneladas de cana por hectare este ano, em comparação com as 56 t/ha produzidas em 2013. Em segundo lugar no país, ficou o também nordestino estado da Bahia, com variação positiva de 17%.
O secretário de políticas assalariadas da Federação dos Trabalhadores Agrícolas (Fetag) do Piauí, Manoel Simão, comenta que a preparação para o período das chuvas foi primordial para o aumento. Nos anos anteriores, as plantações e colheitas não foram animadoras, em consequência da forte estiagem que castigou o estado e especialmente os trabalhadores da agricultura. Para 2014, os grandes e médios produtores estiveram preparados para o período das chuvas.
"Não que tenha tido muitas chuvas, porque não foi tão bom assim. No começo do período de água, quase não choveu. Teve lugar que passou mais de um mês sem chuva. Mas o que aconteceu foi que o pessoal se preparou, preparou melhor as terras e os plantios, para que nesse período fosse possível plantar bem e fazer render bastante. Por isso esse resultado positivo nas estimativas", avalia o secretário.
O quesito da produtividade, que avalia a quantidade produzida de acordo com a área, é significativo, principalmente, porque o estado teve redução em sua área de cultivo da cana de açúcar. Do ano passado para 2014, a diminuição foi de 3%.
O Piauí também ocupa lugar de destaque na variação da produção total, com aumento de 15% quanto ao mesmo período do ano passado. A estimativa para 2014/2015 é de que sejam produzidas quase 1 milhão de toneladas de cana. O estado divide o segundo lugar com o estado da Bahia. O maior incremento foi registrado por Rondônia, com variação de 61%. O aumento no Piauí chega a ser de mais de 130 toneladas. Por isso, será necessária a contratação de mais trabalhadores neste período.
"Com a época da colheita, vai ser necessário contratar mais gente nos canaviais, no refino do açúcar e na produção do álcool. Tem empresa que normalmente trabalha com 1,8 mil e 2 mil pessoas, mas esse ano terá que ser mais gente.
Fonte: Jornal O Dia
◄ Leia outras notícias