Publicado em: 30/11/2022 às 07:00hs
O programa Rota de Inovação, implantado pela Belagrícola, com sede em Londrina, em setembro deste ano (2022), vem surpreendendo os gestores da empresa pela grande participação dos funcionários. No curto espaço de tempo, foram apresentadas mais de 240 propostas de inovação, enviadas pelas mais diferentes áreas e envolvendo em torno de 650 colaboradores, de um total de cerca de 1.200.
Segundo a gerente executiva de Gente e Gestão da Belagrícola, Laura de Albuquerque Philippsen, o incentivo aos colaboradores para que levem novas ideias aos gestores sempre foi praticado na Belagrícola. Um exemplo disso foi o programa Bela Ideias, implantado há vários anos, e por meio do qual havia um canal para recebimento das sugestões. Mas não havia, até o momento, uma forma eficaz de dar uma devolutiva aos funcionários.
“O difícil, muitas vezes, não é que as pessoas deem novas ideias, mas conseguirmos administrar essas sugestões e direcioná-las, debatê-las e valorizá-las”, comenta a gerente.
A dinâmica começou a mudar em 2020, com a instalação do Comitê de Inovação na empresa, criado com a missão de tornar este um assunto do dia a dia. “Quisemos trazer a cultura da empresa esse olhar, cada vez, mais forte de que a gente pode fazer as coisas diferentes e que é a nossa missão buscar o novo para que a gente evolua. Fazer a mesma coisa sempre não quer dizer que alcançaremos os mesmos resultados”, argumenta Laura Philippsen.
As normas ISO 56002, que trata da inovação e na qual a empresa buscou informações, e a parceria estabelecida com o hub de inovação Cocriago, instalado no Parque SRP Valley, em Londrina, deram a base que a Belagrícola precisava para implantar o Rota da Inovação.
O processo de implantação envolveu treinamento em todas as 55 lojas de insumos e 75 unidades de recebimento de grãos da empresa, nos estados do Paraná, Santa Catarina e São Paulo.
Para esta primeira etapa do Rota, foram priorizados alguns desafios, como explica Laura Philippsen: melhorar a experiência do cliente a partir do momento que ele entra em alguma unidade da empresa; incremento do portfólio para melhor atender ao mercado; e valorização e retenção de talentos, aspectos também considerados desafiadores.
Das 243 ideias sugeridas pelos colaboradores, as três de maior impacto serão conhecidas e premiadas, no próximo dia 7 de dezembro, com viagens nacionais e internacionais.
A gerente explica que a premiação de três não significa arquivar as demais. “As boas sugestões entrarão para um banco de ideias e podem ser implementadas no momento mais adequado. Não temos um limite para isso”, informa. Ela já adianta que, no próximo ano, uma nova edição do Rota será lançado, com novos desafios.
Fonte: Máxima Comunicação
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