Gestão

BASF investe em solução digital para minimizar o impacto ambiental na produção de ração

A Opteinics permite uma integração nova e única ao software de formulação de ração Com a Opteinics, a BASF contribui para que a indústria aumente a eficiência e ao mesmo tempo reduza o impacto ambiental


Publicado em: 12/04/2021 às 16:00hs

BASF investe em solução digital para minimizar o impacto ambiental na produção de ração

Atualmente, os alimentos produzidos de forma sustentável ganham cada vez mais importância para o consumidor final. Essa preocupação também está relacionada aos produtos usados na alimentação de animais. Ao formular ração ou alimento completo, por exemplo, os especialistas consideram apenas o teor de nutrientes desejado e o preço dos componentes. No entanto, nessa composição, até 80% de toda a pegada ambiental de proteínas animais pode ser positivamente influenciada, direta ou indiretamente. A partir desse cenário, o negócio  de Nutrição Animal da BASF desenvolveu a Opteinics (Optimizing Protein Analytics, ou seja, "Otimização da Análise de Proteínas"), uma solução digital para minimizar o impacto ambiental na produção de alimentos para animais.

A Opteinics permite uma integração nova e única ao software de formulação de ração. A partir dessa junção é possível que o nutricionista ou o formulador do alimento avalie e diminua o impacto ambiental, além de nutrição e custo, diretamente na fase de criação da ração.

"Na Opteinics, todos os fatores relevantes de impacto ambiental na produção de alimentos para animais são considerados. Começa com o cultivo e a origem regional dos ingredientes da ração, como os grãos, e inclui o transporte dessas matérias-primas para as fábricas e no criadouro. Os cálculos também contemplam o tipo de energia utilizada, bem como os efeitos dos sistemas de criação, a gestão dos dejetos e os parâmetros de desempenho dos animais no criadouro. Ao utilizar esses dados, os impactos são calculados em dez categorias diferentes, que incluem pegada de carbono, consumo de água ou eutrofização, que representa o escoamento de nitrogênio e fósforo para o solo”, diz Thomas Battagliese da equipe de sustentabilidade de Nutrição Animal da BASF e responsável pelo projeto.

Como demonstram os resultados, em muitos casos é possível alcançar uma redução significativa do impacto com pouco ou nenhum aumento de custos. Além disso, a Opteinics é criada de acordo com as normas mais importantes para cálculos de impacto ambiental. Para garantir a qualidade e confiabilidade da solução, ela também é sujeita a uma revisão independente. 

A Opteinics é usada em combinação com BESTMIX®, uma das soluções mais renomadas mundialmente em software de formulação de ração da empresa belga Adifo. Além disso, a BASF busca novas parcerias com outros fornecedores líderes em software. Essa gama de produtos está em expansão com soluções digitais, como Opteinics ou Cloudfarms, um software de gestão pecuária. 

Com a Opteinics, a BASF contribui para que a indústria de ração aumente a eficiência e ao mesmo tempo reduza o impacto ambiental, sem estudos de consultoria demorados e para atender às necessidades dos animais, dos consumidores e da sociedade como um todo.