Gestão

Balanço final revela sucesso econômico e institucional da EFAPI 2013

Presidente da CNA, Senadora Kátia Abreu, e Presidente da FAESC, José Zeferino Pedrozo, comemoram sucesso da EFAPI 2013


Publicado em: 14/10/2013 às 15:30hs

Balanço final revela sucesso econômico e institucional da EFAPI 2013

A boa fase que vive o agronegócio brasileiro refletiu nas transações da Exposição-feira Agropecuária, Industrial e Comercial (EFAPI 2013) encerrada neste domingo, 13 de outubro. Os setores de máquinas pesadas, máquinas agrícolas, automotivos e pecuária de corte e de leite concentraram o maior volume de negócios da expo-feira – que, na composição global, indicam 126 milhões de reais de movimento econômico, de acordo com o coordenador geral Américo do Nascimento Júnior. O público visitante total, até sábado de madrugada, foi contabilizado em 517,2 mil pessoas, atingindo a meta na noite de domingo, com 550 mil pessoas.

Máquinas pesadas e máquinas agrícolas contabilizaram mais de 200 negócios fechados e outros 450 prospectados para os próximos meses, o que totaliza mais de 60 milhões de reais em operações mercantis.

AUTOMOTIVOS & AGRO

O setor automotivo brilhou novamente nessa edição da EFAPI: 27 marcas, 17 empresas e mais de 250 veículos entre automóveis, motos e utilitários compuseram o acervo expositivo. Cerca de 220 automotores foram vendidos e há agendamento prospectivo para pelos menos 810 contatos pós-feira, com taxa positiva de fechamento superior a 10% nos próximos 120 dias.

Por outro lado, o setor pecuário reuniu cerca de 1.000 animais para julgamento, leilão ou venda direta e movimentou 750 mil reais.

MEGASHOWS

Durante os dez dias da exposição-feira-festa desfilaram 30 shows nacionais pelo mega palco, outros 50 shows regionais pelos palcos principal e alternativo, reunindo multidões na área de espetáculos. Entre as estrelas, Luan Santana, Michel Teló, Skank, Jorge & Mateus, Jota Quest, Victor & Leo, Gusttavo Lima e Paula Fernandes. Foi a maior concentração de artistas no sul do Brasil em 2013.

PALESTRA

A Presidente da Confederação da Agricultura e Pecuária do Brasil (CNA), senadora Kátia Abreu, realizou uma palestra a jovens do meio rural, na última sexta, em Chapecó, para mostrar que o Brasil é um dos líderes mundiais em inovação agropecuária, especialmente em função da estatal de pesquisa Embrapa.  Mas além do investimento público que precisa crescer no setor, a CNA sugeriu e o governo federal incluiu verba para pesquisa no próximo Plano Safra. "O agronegócio está anos-luz à frente de outros setores da economia brasileira em inovação e pesquisa. Não temos nada a reclamar. O Brasil tem feito bonito em toda a parte do mundo. A Embrapa, que faz um trabalho extraordinário, tem sido solicitada em vários países. Universidades e outros centros de pesquisas do país também fazem trabalhos excelentes",  disse a Presidente da CNA.

DEPOIMENTOS CONFIRMAM O SUCESSO

Dirigentes de entidades empresariais, expositores e representantes das classes produtoras destacaram os aspectos relevantes da 19ª EFAPI:

“Fiquei mais uma vez impressionado com a estrutura dessa expo-feira. Estacionamento, segurança, limpeza, tudo funcionando. A exposição pecuária expressou a grandeza do setor e a dimensão que a atividade leiteira alcançou em Santa Catarina. As áreas de indústria e comércio também estavam muito representativas. A FAESC levou 100 dirigentes de sindicatos rurais e 500 participantes do programa Empreendedor Rural para conhecer a feira e todos saíram muito satisfeitos.” -  Presidente da Federação da Agricultura e Pecuária do Estado de Santa Catarina (FAESC), José Zeferino Pedrozo (foto acima)

“A feira cumpriu novamente seu objetivo de promover e valorizar Chapecó. Estava muito bem organizada e todos que expuseram atingiram seus objetivos, ou de promover marcas e produtos ou de realizar negócios. É mais uma edição que chega ao seu final com sucesso.” - Presidente da Associação Comercial e Industrial de Chapecó (ACIC), Maurício Zolet

“O agronegócio e o cooperativismo estiveram sobejamente bem representados nesta Efapi. Os eventos pecuários revelaram a pujança da agricultura e da pecuária de Santa Catarina e do sul do Brasil. As vendas de máquinas e equipamentos para o setor rural confirmaram esse cenário.” - Presidente da Organização das Cooperativas do Estado de Santa Catarina (Ocesc), Marcos Antônio Zordan

“Considero essa edição extremamente bem-sucedida, não só pela presença de todos os segmentos econômicos no conjunto da exposição-feira como, também, pelo destaque conferido às atividades econômicas ligadas à agricultura, à pecuária e ao associativismo.” - Presidente da Coopercentral Aurora e vice-presidente para assuntos estratégicos do agronegócio da Federação das Indústrias do Estado de Santa Catarina (Fiesc), Mário Lanznaster

“A cada ano, a Efapi busca um diferencial, um avanço em relação às edições anteriores. Neste ano, a intensa programação de shows nacionais constituiu-se em um atrativo muito forte e arrastou multidões até o parque de exposições. Importante ressaltar, também, a eficiente operacionalização de todos os serviços de infraestrutura e de apoio.” - Presidente da Câmara de Dirigentes Lojistas de Chapecó (CDL), Gilberto João Badalotti

“O ano de 2013 apresentou a melhor Efapi de todos os tempos em comunicação corporativa e jornalística, em infraestrutura, segurança e logística geral, além da inigualável beleza dos estandes. Como sugestão e melhoria, pensamos que os shows se constituam em evento a parte, e que os valores para estacionamento e visitação à feira, em si, sejam popularizados.” - Presidente da CooperAlfa e vice-presidente da Federação das Cooperativas Agropecuárias de Santa Catarina (Fecoagro), Romeo Bet.

Fonte: Federação da Agricultura e Pecuária de Santa Catarina - FAESC

◄ Leia outras notícias