Publicado em: 04/07/2014 às 17:50hs
A partir desta quinta-feira (03) até o dia 22 de julho, entidades privadas sem fins lucrativos poderão apresentar projetos voltados para a área de assistência técnica e extensão rural para médios produtores rurais na região do semiárido do Nordeste do Brasil.
Os convênios serão celebrados com o Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa) por meio do Programa Agricultura Sustentável, Abastecimento e Comercialização, organizado pela Secretaria de Desenvolvimento Agropecuário e Cooperativismo (SDC), que visa ampliar o acesso e qualificar os serviços de assistência técnica e extensão rural e de difusão de tecnologias para o produtor rural.
Neste chamamento público, os estados beneficiados serão a Bahia, o Piauí e Sergipe. A região Nordeste, especialmente no semiárido, caracteriza-se por baixo índice de chuvas durante o ano, tendo enfrentado prolongados períodos de seca nos últimos cinquenta anos. Por isso, os projetos de capacitação têm por objetivo habilitar o médio produtor para tecnologias de produção apropriadas para a situação em que vivem no semiárido e criar condições para a adoção de tecnologias apropriadas que possam melhorar a produtividade e a renda dos produtores rurais.
As instituições interessadas devem possuir experiência prévia e capacidade institucional no desenvolvimento da capacitação de produtores rurais ou em projetos de assistência técnica e extensão rural. A intenção é capacitar quase 3700 médios produtores rurais, incluindo proprietários, posseiros, arrendatários ou parceiros.
Fonte: MAPA - Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento
◄ Leia outras notícias