Gestão

Atuação do SENAR no Pronatec é reconhecida pela presidente Dilma Rousseff

Representantes da entidade e alunos participaram do lançamento do Pronatec 2 no Palácio do Planalto


Publicado em: 23/06/2014 às 08:50hs

Atuação do SENAR no Pronatec é reconhecida pela presidente Dilma Rousseff

O secretário executivo do Serviço Nacional de Aprendizagem Rural (SENAR), Daniel Carrara, recebeu uma placa de Mérito Pronatec da presidente Dilma Rousseff nesta quarta-feira (18/6), durante a solenidade de lançamento do Pronatec 2, no Palácio do Planalto, em Brasília. A congratulação foi entregue pela parceria e pela destacada atuação em cumprimento da meta de 8 milhões de matrículas no programa, que deverá ser alcançada até o final de 2014. Dados do Governo Federal atualizados até a semana passada indicavam que mais de 7,4 milhões de matrículas haviam sido realizadas desde o lançamento do Pronatec, em 2011.

“Estamos muito orgulhosos com a nossa participação e de contribuir para a expansão do ensino técnico brasileiro. Temos muito espaço para crescer no setor rural e vamos nos estruturar cada vez mais para isso, mas precisamos do empenho das pessoas e de todas as regionais do SENAR nesse desafio”, ressalta Daniel Carrara.

Durante a cerimônia, a presidente Dilma Rousseff anunciou a segunda etapa do Pronatec que tem como meta alcançar 12 milhões de matrículas em 2015. Serão oferecidos 220 cursos técnicos e 646 cursos de qualificação gratuitamente em todo o Brasil. Dilma destacou a importância dos parceiros no programa – principalmente o Sistema S, que é responsável por 70% das matrículas – para alcançar as metas traçadas e continuar crescendo nos próximos quatro anos.

“Gostaria de agradecer a cada um dos nossos parceiros, entre eles o SENAR, através do Daniel Carrara e da senadora Kátia Abreu. O Pronatec não para de crescer e estamos firmando a educação técnica no Brasil, algo que é crucial para o aumento da produtividade da nossa econômica e para a entrada do País na sociedade do conhecimento. Eu tenho um carinho muito especial pelo Pronatec. Ela muda a vida das pessoas e dá esperança e isso é tudo que precisamos para construir um Brasil melhor”, declara.

O evento também contou com a presença do ministro da Educação, José Henrique Paim, de autoridades, deputados e coordenadores, assessores técnicos e alunos de diversos cursos do Pronatec do SENAR de Goiás e do Distrito Federal. Na cerimônia, a presidente Dilma Rousseff assinou ainda o decreto que estabelece o itinerário formativo, que permitirá ao aluno egresso do Pronatec o aproveitamento das disciplinas cursadas como crédito no ensino formal.

“Precisamos dar continuidade fazendo a expansão das matrículas e valorizar a trajetória da educação profissional, de forma que esse conhecimento seja reconhecido e que o direito a educação seja dado a todo brasileiro. É o maior programa de inclusão educacional que esse país já teve”, avalia Paim.

Não existem barreiras para os alunos do Pronatec do SENAR

A visão baixa no olho direito nunca foi empecilho para o estudante Vanilton Pereira Alves, do curso de Turismo de Aventura ofertado pelo Pronatec do SENAR no Distrito Federal. Ele e mais 31 colegas participaram nesta quarta-feira, 18, do lançamento do Pronatec 2 no Palácio do Planalto com a presença da presidente Dilma Rousseff, em Brasília.

“Terminei o Ensino Médio e esse curso do Pronatec do SENAR é o primeiro curso profissionalizante que eu faço. Sonho em ser guia turístico e estou adorando a experiência que o SENAR está me proporcionando. Eu vejo, por exemplo, que minha cidade, Brazlândia, tem grande potencial turístico com cachoeiras e trilhas e quero aproveitar isso para crescer na profissão. As pessoas falam da minha deficiência como se fosse um empecilho para eu fazer as coisas, mas tudo é difícil na vida não só pra mim, mas para todo mundo, e não será meu problema de visão que vai influenciar na carreira que quero seguir,” conta Vanilton.

Mineiro de nascimento e brasiliense de coração, o estudante explica que depois do curso do Pronatec pretende fazer uma faculdade na área de turismo e fazer viagens dentro e fora do DF. “Eu ando de bicicleta, de ônibus, não tenho problema algum em me movimentar. Quero fazer turismo porque adoro viajar, vai ser uma experiência incrível.” A turma de Vanilton iniciou as aulas esta semana com o módulo Empreender no Campo e, segundo a coordenadora do Pronatec do SENAR no DF, Simone Barros, as aulas práticas terão muitas aventuras, com viagens previstas para a Chapada dos Veadeiros e Pirenópolis, regiões turísticas de Goiás localizadas próximas ao Distrito Federal.

Fonte: Assessoria de Comunicação do SENAR

◄ Leia outras notícias