Gestão

Atuação da ABRAFRIGO reabre habilitações de frigoríficos para exportação ao mercado russo

Depois de um intenso trabalho realizado pela Associação Brasileira de Frigoríficos (ABRAFRIGO), o Rosselkhoznadzor, o serviço sanitário russo anunciou que dois frigoríficos localizados no Pará estão habilitados para realizar exportações de carne bovina para aquele mercado


Publicado em: 04/09/2013 às 18:10hs

Atuação da ABRAFRIGO reabre habilitações de frigoríficos para exportação ao mercado russo

Estas foram as primeiras habilitações de frigoríficos que ocorrem no país desde 2010 e foram resultado de um trabalho intenso promovido pela ABRAFRIGO, principalmente no que se refere à implantação das questões técnicas exigidas pelo Serviço Veterinário Russo.

O Ministério de Agricultura Pecuária e Abastecimento (MAPA)  recebeu comunicado das autoridades sanitárias russas da aprovação dos frigoríficos Rio Maria e Mafripar no final de agosto.  O diretor internacional da ABRAFRIGO, Thomas Kim explica que foram necessárias várias reuniões técnicas para convencer as autoridades sanitárias russas para que as habilitações fossem confirmadas. Com isso, segundo o MAPA, há atualmente 56 frigoríficos brasileiros habilitados pelo Rosselkhoznadzor, mas somente 24 deles estão exportando de fato, por consequência de restrições que os russos mantêm desde junho de 2011 aos frigoríficos de Mato Grosso, Paraná e Rio Grande do Sul.

Depois do sucesso com os russos, Thomas Kim informou que a ABRAFRIGO está empenhada agora na busca de novas habilitações de plantas bovinas para o mercado chinês. Para tanto, ABRAFRIGO e a Confederação de Agricultura e Pecuária do Brasil (CNA) firmaram uma parceria cuja primeira ação efetiva se dará no próximo mês de novembro, ocasião em que as duas entidades irão promover uma missão comercial para China. Para este evento, a presidenta Dilma ou vice-presidente Michel Temer deverão estar presentes.

Fonte: Assessoria de Imprensa ABRAFRIGO

◄ Leia outras notícias