Publicado em: 15/05/2014 às 12:40hs
A Alltech, companhia líder em saúde e nutrição animal e vegetal, entregará uma homenagem póstuma a neta de Borlaug, Julie Larson Borlaug, durante o 30º Simpósio Anual Internacional da Alltech, a ser realizado em Lexington, Kentucky, EUA, de 18 a 21 de maio.
“Através da adaptação de novas tecnologias e as melhores práticas para manejo da cultura do trigo, Dr. Borlaug impediu a morte de mais de um bilhão de pessoas pela fome", disse o Dr. Pearse Lyons, presidente e fundador da Alltech. "Borlaug ensinou o mundo a comer, foi evitada a fome em massa e países como México e Índia se tornaram autossuficientes na produção de cereais. Sua obra continua a ser uma fonte de inspiração para nós, hoje, nos nossos esforços para encontrar soluções para alimentar nove bilhões de pessoas até 2050".
Borlaug, que morreu em 2009, recebeu nos EUA a Medalha Presidencial da Liberdade, a Medalha de Ouro do Congresso e foi laureado com o Prêmio Nobel da Paz, em reconhecimento à sua contribuição para a paz através do aumento da oferta de alimentos.
Julie Larson Borlaug, diretora associada de relações exteriores do Instituto Borlaug for International Agriculture, Texas A&M University AgriLife, não só receberá o prêmio em nome de seu avô, mas também contribuirá para a sessão sobre a África durante o Simpósio. Durante a sessão, serão analisados os riscos e as oportunidades que a África pode oferecer a produção de alimentos no mundo e aos investidores do agronegócio, abordando temas como: “Como os produtores terão acesso às novas tecnologias que necessitam e aos mercados para vender seus produtos?”, “Como a África poderá explorar sua terra, sol e chuva para produção de leite, carne e ovos?” e “E se a África aproveitar o poder de seus oceanos para a agricultura?”.
Dr. Norman Borlaug
Nascido em Cresco, Iowa, Borlaug recebeu seu diploma de bacharel em ciências biológicas, em 1937, e recebeu seu PhD em patologia e genética na Universidade de Minnesota, em 1942. Servindo como um pesquisador no México, Borlaug desenvolveu variedades semi-anãs de trigo, de alta performance e resistência à doenças.
Durante meados do século XX, Borlaug introduziu estas variedades de alto rendimento combinados com técnicas modernas de produção agrícola no México, Paquistão e Índia. Como resultado, o México tornou-se um exportador de trigo em 1963. Entre 1965 e 1970, a produção de trigo dobrou no Paquistão e na Índia, melhorando consideravelmente a segurança alimentar nessas nações. Mais tarde, ele ajudou a aplicar esses métodos para aumentar a produção de alimentos na Ásia e na África.
Fonte: Alltech Crop Science
◄ Leia outras notícias